Escola é lugar de brincadeira
Rede pública de Niterói está ganhando mais de mil brinquedos. Entrega será concluída ao longo da semana
Mais de mil brinquedos adquiridos pela Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) começaram a ser distribuídos nas escolas da Rede Municipal de Niterói. O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, acompanhou a chegada dos brinquedos e viu a alegria das crianças na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Marly Sarney, em Santa Bárbara.
Segundo o secretário, a aquisição dos brinquedos é mais uma ação que integra o Mês das Crianças na Rede Municipal de Niterói, que ainda conta com atividades de arte, cultura e brincadeiras em todas as Unidades de Educação até o fim de outubro.
"Brincar também é aprender. E nada mais simbólico do que entregar esses brinquedos num mês tão significativo como esse. Além de tornar o aprendizado mais divertido, esses brinquedos vão estimular ainda mais o desenvolvimento das nossas crianças", disse Bira Marques.
Foram adquiridos cerca de 240 mesas de luz, 300 bicicletas, 300 velotróis, 250 triciclos e 60 totokinhas, totalizando cerca de 1150 brinquedos. Os itens estão sendo enviados para as Unidades Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais que atendem as crianças na faixa de 0 a 6 anos. As entregas continuam ao longo da próxima semana.
A grande novidade para a garotada são as mesas de luz. O equipamento consiste numa caixa retangular e lâmpadas, que reflete sobre uma tampa de acrílico, onde podem ser usados materiais como sementes, areia colorida, papel celofane, além de outros objetos. A mesa tem como base a metodologia Reggio Emília, contribuindo para estimular a criatividade e novos experimentos do material por parte dos alunos.
"A potência desses brinquedos coloca a criança como protagonista das ações cotidianas e do processo de aprendizagem. A mesa de luz, com acessórios adequados, é um estímulo imediato e desperta a curiosidade delas. A garotada é atraída pelos efeitos da luz e do brilho, e pelas múltiplas possibilidades que a mesa oferta. Já para momentos de relaxamento e diversão, compramos as bicicletas, como investimento naquilo que as crianças têm de mais importante: a liberdade de sua infância", afirmou a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.
A Unidade Municipal de Educação Infantil Marly Sarney é dirigida pelas professoras Cláudia Peixoto e Carla Pereira (adjunta). A unidade atende a 125 alunos de 4 meses a 5 anos, em tempo integral.
"O mais importante é que esses brinquedos vão estimular as nossas crianças e contribuir para o desenvolvimento da parte psicomotora, como andar, correr, pedalar, empurrar e desenvolver. Já a mesa vai ser muito importante para desenvolver a autonomia dos nossos alunos. Receber esses equipamentos no mês de outubro é o maior presente que poderíamos receber da FME", disse a diretora Cláudia Peixoto.