Niterói volta para estágio de Atenção devido às chuvas

De acordo com a previsão do tempo, cidade deve receber chuva fraca nas próximas horas

Por Redação

Equipes da Prefeitura de Niterói trabalham nas ruas da cidade atendendo as ocorrências

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que a cidade entrou em estágio de Alerta às 22h45 desde sábado devido às fortes chuvas e, às 10h deste domingo, voltou para o estágio de Atenção. Permanece a previsão de chuva fraca para as próximas horas.

A Prefeitura conta com cerca de mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans atuando nas ruas atendendo as ocorrências.

As equipes estão trabalhando com máquinas retroescavadeiras, vac-all, caminhão pipa e compactadores. A orientação é, aos que puderem, evitem o deslocamento. Até o momento, há o registro de queda de três árvores e cinco ocorrências (dois deslizamentos, dois desabamentos e um afundamento de rua). Não há registro de vítimas.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados pluviométricos, em 1 hora, foram registrados em Jurujuba (45,4mm), Morro do Estado (44,4mm), Morro do Cavalão / Morro da Penha (37,0mm) e Piratininga (36,6mm) e os maiores em 24 horas foram Morro do Estado (100,4mm), Jurujuba (78,0mm) e Morro da Penha (75,6mm). O máximo acumulado em 24 horas já ultrapassou a média climática do mês de outubro.

Orientações à população
A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Prevenção
A Defesa Civil orienta que a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos.

Estágios
A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.

Informações
A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.