Mais de 350 vagas de emprego foram disponibilizadas por 33 empresas no Dia D – Feirão de Vagas de Emprego para Pessoas com Deficiência, que foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o governo federal, nesta quinta-feira. O evento, que aconteceu no Sesc São Gonçalo, teve como objetivo realizar um feirão de vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência e segurados do programa de reabilitação do INSS.
Para iniciar o evento, o Grupo de Dança Sobre Rodas Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), realizou uma apresentação de dança inclusiva.
Ainda durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu, destacou a importância de ações como essa no município.
“Desde 2017 que eventos desse tipo não são realizados por São Gonçalo e, agora, conseguimos trazê-los de volta. Para o governo municipal, é motivo de honra estar aqui. Temos 33 empresas que se dispuseram a abrir vagas e a participar do nosso evento. O prefeito Capitão Nelson, desde quando assumiu, em 2021, sempre priorizou o atendimento aos gonçalenses, incluindo as pessoas com deficiência. Queremos fornecer oportunidades também para elas no mercado de trabalho. Quando a gente dá trabalho para alguém, estamos dando dignidade e é isso o que buscamos sempre dar para os gonçalenses. Agradecemos a todos os presentes e vamos sempre prezar pela inclusão”, afirmou.
O “Dia D” teve como objetivo criar um ambiente favorável à integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além do fortalecimento da rede de apoio aos profissionais em processo de reiteração laboral, garantindo a acessibilidade e a igualdade de oportunidades, concretizada em uma feira de emprego.
O feirão se tornou um sinônimo de oportunidade de realização profissional para as pessoas com deficiência. É o caso de Fábio Vieira da Silva, de 50 anos, que é deficiente visual. Ele já trabalhou como auxiliar de serviços gerais e buscava uma oportunidade de trabalho para mostrar as atividades que desempenha.
“Eu já frequentava o Sine e soube do feirão. Eu estou aqui em busca de trabalho, estou precisando, estou desempregado há muito tempo. Nas últimas vezes que eu trabalhava, eu ainda enxergava e fazia alguns trabalhos. Depois que eu perdi a visão, não consegui mais ter oportunidades do tipo e estou esperando que essa oportunidade me ajude. Qualquer vaga que aparecer, eu estou aberto. Espero cada vez mais que o município ofereça oportunidades como essa”, disse o morador do Jardim Catarina.
No evento, estavam presentes também o subsecretário de Trabalho, Wagner Ventura; Marcelo Freitas, atual coordenador do Dia D no Estado e representante do Ministério do Trabalho; André Rodrigues, gerente do Ministério do Trabalho de Niterói e representantes das secretarias municipais de Fazenda, de Assistência Social e de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).
Feirão de emprego para pessoas com deficiência em SG tem mais de 350 vagas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura