Fabio Guimarães/Divulgação

Feirão de emprego para pessoas com deficiência em SG tem mais de 350 vagas

Por Redação

Mais de 30 empresas participaram do evento no Sesc São Gonçalo

Mais de 350 vagas de emprego foram disponibilizadas por 33 empresas no Dia D – Feirão de Vagas de Emprego para Pessoas com Deficiência, que foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o governo federal, nesta quinta-feira. O evento, que aconteceu no Sesc São Gonçalo, teve como objetivo realizar um feirão de vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência e segurados do programa de reabilitação do INSS.

Para iniciar o evento, o Grupo de Dança Sobre Rodas Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), realizou uma apresentação de dança inclusiva.

Ainda durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu, destacou a importância de ações como essa no município.

“Desde 2017 que eventos desse tipo não são realizados por São Gonçalo e, agora, conseguimos trazê-los de volta. Para o governo municipal, é motivo de honra estar aqui. Temos 33 empresas que se dispuseram a abrir vagas e a participar do nosso evento. O prefeito Capitão Nelson, desde quando assumiu, em 2021, sempre priorizou o atendimento aos gonçalenses, incluindo as pessoas com deficiência. Queremos fornecer oportunidades também para elas no mercado de trabalho. Quando a gente dá trabalho para alguém, estamos dando dignidade e é isso o que buscamos sempre dar para os gonçalenses. Agradecemos a todos os presentes e vamos sempre prezar pela inclusão”, afirmou.

O “Dia D” teve como objetivo criar um ambiente favorável à integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além do fortalecimento da rede de apoio aos profissionais em processo de reiteração laboral, garantindo a acessibilidade e a igualdade de oportunidades, concretizada em uma feira de emprego.

O feirão se tornou um sinônimo de oportunidade de realização profissional para as pessoas com deficiência. É o caso de Fábio Vieira da Silva, de 50 anos, que é deficiente visual. Ele já trabalhou como auxiliar de serviços gerais e buscava uma oportunidade de trabalho para mostrar as atividades que desempenha.

“Eu já frequentava o Sine e soube do feirão. Eu estou aqui em busca de trabalho, estou precisando, estou desempregado há muito tempo. Nas últimas vezes que eu trabalhava, eu ainda enxergava e fazia alguns trabalhos. Depois que eu perdi a visão, não consegui mais ter oportunidades do tipo e estou esperando que essa oportunidade me ajude. Qualquer vaga que aparecer, eu estou aberto. Espero cada vez mais que o município ofereça oportunidades como essa”, disse o morador do Jardim Catarina.

No evento, estavam presentes também o subsecretário de Trabalho, Wagner Ventura; Marcelo Freitas, atual coordenador do Dia D no Estado e representante do Ministério do Trabalho; André Rodrigues, gerente do Ministério do Trabalho de Niterói e representantes das secretarias municipais de Fazenda, de Assistência Social e de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).

  • Tags: