02
Ter, Jun

Vídeos literários para alunos da rede municipal do Rio

Imagem: Reprodução

Educação
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta terça-feira, dia 12/5, cinco vídeos literários para os alunos da Rede Municipal de Ensino seguirem estudando, em casa. O material on-line poderá ser visualizado através da Sala de Leitura Virtual da SME.

O escritor best-seller Pedro Bandeira e a autora Flávia Lins e Silva estão entre os protagonistas dos vídeos disponibilizados, falando sobre “Viagens e bagagens na literatura juvenil”. Também estarão disponíveis vídeos de professores e outros escritores que falarão sobre temas como: a importância do vocabulário em “Adivinhas”; porque devemos estudar em “As Marias”; em como combater as infecções e contágios em “Não vou ficar doente”; e como controlar a ansiedade em tempos difíceis no vídeo “Coração para cessar a ansiedade”.

A Sala de Leitura Virtual da SME está levando mais leitura para os 650 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que encontram-se em casa em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros, são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Desde o início da ação, a partir da suspensão das aulas tradicionais, o canal já recebeu mais de 16 mil visualizações e 1,4 mil novos inscritos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal o imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, e o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, entre outros participantes.

Programação desta semana em detalhes

“Viagens e Bagagens na Literatura Juvenil” – Pedro Bandeira e Flávia Lins e Silva conversam sobre a formação do leitor, a escola, os gostos e a formação da memória afetiva a partir da literatura. Indicação: professores, estudantes e amantes dos livros e da literatura.

”Adivinhas” – A professora Silvana Huguenin vai falar sobre os jogos de adivinhação. A ideia é desafiar o aluno a exercitar a imaginação e aprender, a partir da associação de ideias e palavras, a como ampliar o seu vocabulário e estimular a sua criatividade. No aplicativo SME Carioca 2020, estarão à disposição jogos para praticar em casa. Indicação: 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

”As Marias” – A professora e escritora Anna Claudia Ramos lerá uma de suas obras voltadas para o público infantil. Na história, duas meninas chamadas Maria moram em lugares diferentes. Uma delas não gosta de estudar e nem ir para a escola. A outra queria muito estudar, mas onde ela mora não tem escola. Um dia, elas têm uma surpresa e a vida delas muda completamente. Indicação: Da Pré-Escola ao 4º ano do Ensino Fundamental.

”Não vou ficar doente” – Na animação do grupo Americas Seviços Médicos em parceria com a dupla musical infantil Palavra Cantada, será explicado a razão de se tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos. A canção, um gostoso forró “pé de serra”, potencializa o desejo de dançar e é de fácil assimilação. A canção reforça o cuidado diário com a higiene como forma de prevenção do novo coronavírus. Indicação: da Creche ao 2º ano do Ensino Fundamental.

”Coração para cessar a ansiedade” – poema de Carmen Moreno recitado por Paulo Sabino e que faz parte do livro “Para fabricar asas”, da própria autora. Fala sobre como alcançar a tranquilidade em meio ao caos. Um exercício de introspecção, estímulo à escola e valorização das nossas preferências. Indicação: do 7º ano ao Ensino de Jovens e Adultos.

Sala de Leitura

O canal, lançado recentemente, já conta com 50 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 3,5 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo.

Para participar

Os professores de sala de leitura ou outras disciplinas que tenham interesse em produzir conteúdo sobre leitura e literatura para o canal Sala de Leitura SME, especialmente enquanto durar a pandemia da Covid-19, devem entrar em contato com a Gerência de Educação de sua Coordenadoria Regional de Educação para verificar a possibilidade de publicação no canal ou enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.