02
Ter, Jun

Principais Notícias

Foto: Divulgação

Entretenimento

Lobão se apresenta em live nesta quarta-feira, 3 de junho, às 21h30, na plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte. O acesso é por meio do site http://www.culturaemcasa.com.br. Os conteúdos da plataforma podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares.

O cantor, músico, compositor, multi-instrumentista e escritor fará um luau indoor com muitos sucessos de sua autoria. Impossível de ser morno, Lobão coloca todas as frequências da sua forte voz para ressoar e canta suas letras e melodias aclamadas para um público ávido em consumir todas as notas e palavras que compõem músicas tão amadas.

Serviço

Festival #CulturaEmCasa

Live Lobão

3 de junho (quarta-feira) às 21h30

Redes Sociais:

Foto: Divulgação

Entretenimento

A Biblioteca Parque de Niterói preparou uma programação on-line bem variada em junho.  No programa da primeira quinzena do mês, WebComics LGBTI+, oficina, contação de história, podcast, indicação de livros e musicalização para entreter todos nesta quarentena.

As programações estão disponíveis no instagram e no facebook @bibliotecaniteroi.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO DA BPN:

Conecta Leitor- WebComics LGBTI+

Indicação de Web comics gratuitos, com personagens LGBTI+.

Data: 3 de junho, quarta-feira

Horário: 15h

- Conecta Oficina - Saúde mental e o trabalho do Terapeuta Ocupacional

Vídeo de atividade de Terapia Ocupacional com Januária Pralon Moreira. Januária é uma psicológa natural de Paraty e atuante em várias frentes da Saúde mental. Uma das ações diretas é a oficina de artesanato com os usuários do CAPS de Paraty, local onde atua como Psicóloga e arte terapeuta. São produzidas bijuterias e diversos acessórios, a partir de material reciclável e vendidos nas feiras da cidade com objetivo de gerar renda e valorização dos beneficiários

Data: 4 de junho, quinta-feira

Horário: 15h

Conecta Biblioteca Infantil - Criança Contadora de História

Nada mais encantador do que uma história contada por uma criança. O mundo é sempre melhor pelos olhos dos pequenos. Na terceira postagem do ’Criança Contadora de História’, Cecília Milagros

Data: 5 de junho, sexta-feira

Horário: 11h

Conecta Família - “O homem que não tinha histórias para contar” - Contação de História, com Warley Goulart

Warley Goulart narra para jovens e adultos ‘O homem que não tinha histórias para contar’ - um crossdress tale proveniente da Irlanda. Na classificação dos contos irlandeses, está entre as histórias de ‘experiências estranhas’. Tal narrativa baseia-se na versão de Ana Gibson e Juliana Franklin do livro ‘Uma história e uma história e uma história’. Tais narrativas mostram que colocar-se no lugar do outro é sempre uma das mais difíceis e importantes práticas transcendentais, rumo ao acolhimento e respeito à diversidade

Data: 6 de junho, sábado

Horário: 11h

Conecta Leitor- Podcast

Para quem está aproveitando a quarentena para estudar ou procurando conteúdos para testar o inglês. Aí está uma ótima oportunidade! No podcast ‘Welcome To Night Vale’, basta imaginar uma cidade onde teorias de conspiração, sejam elas com alíenigenas ou cultos sinistros, animais fantásticos e dimensões paralelas, são todas reais. Essa é a proposta deste podcast, criado em 2012 por Joseph Fink e Jeffrey Cranor e narrada por Cecil Baldwin. Seu formato é de um programa de rádio com duração entre 20 e 30 minutos, narrando em tom muito calmo os absurdos surreais da cidade ficticia de Night Vale, situada ‘em algum lugar no sudoeste dos EUA’, no meio de um deserto. Influenciado e comparado por trabalhos como os de Lovecraft e Stephen King, o podcast rendeu dois compilados de transcrições dos episódios e um livro com história original — livro disponível no acervo da Biblioteca Parque. O podcast está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast, Apple Podcasts, CastBox, entre outros.

Data: 9 de junho, terça-feira

Horário: 15h

Conecta Leitor- Indicações de livros LBGTI

Indicações de livros LGBTI+ para os usuários feitos a partir de uma mesa temática realizada pela BPN.

Data: 10 de junho, quarta-feira

Horário: 15h

Conecta BPN - Pendemia e Desigualdade Social - Live com Jorge Luiz Barbosa - Pesquisador da UFF

Live com Jorge Luiz Barbosa. O Professor da UFF possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona - Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, política e cultura.

Data: 11 de junho, quinta-feira

Horário: 15h

- Conecta Biblioteca Infantil - Conta e Cria apresenta O Monstro Rosa

Dios é uma história que fala da diversidade como elemento enriquecedor da sociedade e de como as diferenças podem unir as pessoas. Colaboradora do setor Educativo da BPN oferece uma contação de história e uma Oficina de criação de Monstros.

Data: 12 de junho, sexta-feira

Horário: 11h

- Conecta Família - Live do Tatu Canta Cá

Live divertida para a criançada

Data: 13 de junho, sábado

Horário: 11h

Foto: Divulgação

Entretenimento

Neste mês de junho, a Sala Nelson Pereira dos Santos exibe em suas redes sociais, uma programação com muita música e a estreia do projeto de entrevistas "E Vamos de Bastidores". Entre os destaques da programação, o cantor, percussionista e compositor Bruno Barreto fará uma homenagem ao dia dos namorados.

Na segunda-feira, 08, às 14h, será exibido o "Show de Violões" do Trio Berço, performance musical realizada no TEDxNiterói apresentado na Sala Nelson, em 2019. O trio nasceu literalmente dentro de casa, quando Pedro Braga e seus filhos Henrique Chaffin e João Pedro Bastos, aproveitaram a longa convivência para se conhecerem musicalmente. O tempo passou, e com ele chegou o entrosamento musical, o respeito, a admiração mútua e o prazer em tocar juntos, tudo isso expresso em seus três violões. Uma coisa eles garantem, sua música vem de "Berço".

O cantor e instrumentista Bruno Barreto promete, na sexta-feira, 12, às 18h, um show especial em homenagem ao Dia dos Namorados, quando apresentará um repertório recheado de clássicos da MPB, que versam sobre as diversas formas de amor, e apresenta uma música inédita de sua própria autoria. As canções escolhidas fazem parte de um repertório afetivo do cantor e que constituem seu DNA musical. Niteroiense do Barreto, Bruno se aproximou da música muito cedo, no quintal de sua casa, que abrigava o terreiro de umbanda de sua avó. E foi lá que teve os primeiros contatos com instrumentos de percussão. Anos mais tarde, já tocando profissionalmente, teve oportunidade de integrar a banda de importantes artistas da música brasileira como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Sandra de Sá, Léo Jaime e Arranco de Varsóvia. Vocalista do grupo Semente, importante banda nascida na Lapa e ganhadora do Prêmio da Música como Melhor grupo de Samba, Bruno mantém uma promissora carreira solo, que tem como destaque o elogiado CD "Origem" (2012).

Novo projeto da Sala Nelson Pereira dos Santos, o "E Vamos de Bastidores" é uma série de entrevistas com foco nos bastidores das produções culturais, uma conversa sobre tudo aquilo que acontece por de trás das cortinas. Em sua primeira edição, no sábado, 13 de junho, às 17h, o convidado é o músico Paulinho Rezende, grande compositor que teve suas obras eternizadas em lendas da MPB e do samba como Elba Ramalho, Alcione e Martinho da Vila. O "E Vamos de Bastidores" acontece no IGTV, Facebook e Youtube.

Na segunda-feira, 15, às 14h, a programação apresenta um trecho de "Frevo Sanfonado", apresentação que o grupo Quarteto Face Musical fez na Sala Nelson, em 2019. Em um show alegre e dançante de música instrumental inspirada no choro, forró, frevo e jazz brasileiro, o quarteto se apresentou tendo como convidado o saxofonista Spok. O Quarteto Face Musical é composto pelos jovens Victor Angeleas no bandolim 10 cordas, Márcio Marinho no cavaquinho de 6 cordas, Larissa Umaytá no pandeiro e Bruno Rejan no baixo.


Serviço:

Trio Berço - Show de Violões | TEDxNiteróI
Segunda-feira, 08 de junho
Horário: 14 horas

Bruno Barreto homenageia o Dia dos Namorados
Sexta-feira, 12 de junho
Horário: 18h

"E Vamos de Bastidores" com Paulinho Rezende
Sábado, 13 de junho
Horário: 17h

Quarteto Face Musical em "Frevo Sanfonado"
Data: Segunda-feira, 15 de junho
Horário: 14 horas

Foto: Divulgação

Entretenimento

O projeto Arte na Rede, programação virtual criada pela Fundação de Arte de Niterói, com o objetivo de oferecer uma alternativa cultural em tempos de isolamento social, agendou para essa semana uma programação repleta de atrações para todos os gostos. Para acessar o Arte na Rede, basta seguir @culturaniteroi no Instagram, Facebook e Youtube.

Na quinta-feira, 04 de junho, às 14h, o Arte na Rede apresenta a exposição virtual "Olhares de Niterói", produzida pelo fotógrafo Aporé de Paula. Profissional com mais de 10 anos de experiência, Aporé já fez trabalhos para O Globo, O Fluminense e O Dia. Teve suas imagens expostas no Parque da Cidade no Dia Internacional do Meio Ambiente e foi contemplado no projeto Niterói Além da Ponte, que levou suas imagens a vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. Às 17h, estudante de letras na UFF Elen Karoline vai nos contar curiosidades sobre personagens negros nas histórias em quadrinhos infanto-juvenis, desde a Era de Ouro até os dias atuais. No workshop "História negra em quadrinhos", Elen pretende apresentar, de forma lúdica, mas didática, sua visão sobre a importância das HQs na luta do movimento negro e também falar sobre a diversidade dessa presença.

A produtora cultural e artesã Carolina Ussler vai nos apresentar, na sexta-feira, 05 de junho, às 14h, sua vivência com o Bordado Cru, um projeto que nasceu com a ideia de unir empoderamento feminino, o resgate e ressignificação do trabalho manual, com o prazer, autoconhecimento e minimalismo. Carolina, que aprendeu a bordar quando criança e transformou recentemente essa prática em um projeto artístico, vai mostrar algumas formas de transformar objetos da sua própria casa em materiais para bordar, com o objetivo de dar autonomia para a prática do bordado dentro das possibilidades de cada um, principalmente em tempos de isolamento social. Além disso, o projeto acredita que o ato de bordar não tenha distinção de gênero, nem idade. Por isso, Carolina faz um convite a todos que tenham em casa ou possam comprar, linha, agulha e um tecido, para se aventurar nessa arte milenar.

Ainda na sexta-feira, 05, às 16h, o artistas circense Jonathan Cericola apresenta seu personagem "Pão de Ló", no espetáculo "Um palhaço na sua casa". Niteroiense, Jonathan é o palhaço da quinta geração de artistas circense da família Cericola. Começou aos 7 anos de idade no circo do seu avô, o Circo Trapézio, desde então segue se apresentando em grandes companhias circenses com seu personagem, que tem o mesmo nome que seu bisavô usava. Misturando a técnica do improviso com o timing das clássicas comédias de circo-teatro, Jonathan Cericola criou um personagem irresistível, um palhaço ingênuo e muito atrapalhado que apesar das boas intenções acaba criando grandes confusões. Agora é o momento de levar um pouco desse palhaço para a rede, que o picadeiro seja a tela e que as curtidas sejam os aplausos.

No sábado, 06, às 16h, Alex Farias de Lima, criador do canal Illuminerd, promove o bate-papo "Guia de sobrevivência nerd" com o desenhista Emerson Lopes. A dupla discute a história do artista na área das HQs e o futuro das mídias de quadrinhos. Illuminerd é um canal no youtube destinado ao entretenimento do público alvo, por meio de tour em eventos, gameplays, notícias em sua página no facebook e venda de produtos relacionados. Alex Farias de Lima é estudante de game design e pixel art. Às 17h, Camilla Cidade convida para a Live "Rootscidade". Identificada com a Cultura Soundsystem, a artista propõe um breve panorama sobre a música reggae no Brasil e no mundo.

O artista maranhense, radicado em Niterói, Zé Reticências convida o público do Arte na Rede, neste domingo, 07, às 12h para a performance "Pintura e gaita". "Zé..." é artista plástico, performer, com algumas experiências com teatro e toca gaita. Morador de Itaipu, é pintor que vive a cidade e apaixonado pela dança. Essencialmente autodidata vive e recria sua arte nos espaços urbanos,  shows e eventos que ele mesmo produz. Com telas públicas, cavaletes ambulantes e arte a qualquer hora do dia, para o artista, o olhar do público é seu termômetro.

A cantora Karina Pontes fecha a agenda da semana, no domingo, às 15h, apresentando seu show virtual "Som na Sala". Karina é cantora, compositora e percussionista. Dona de uma voz grave e imponente, a artista apresenta ao seu público um trabalho permeado pela música brasileira em suas múltiplas facetas. Há mais de 18 anos fazendo shows em eventos e casas noturnas, Karina tem como característica a diversidade de repertório atrelada à sua forte personalidade musical. A cantora, que tem uma relação próxima com a música desde muito nova, formou em 2010 a banda Onda Livre e anos depois depois a ManoEla. Atualmente, em parceria com o produtor musical e instrumentista Daniel Cahon, tem reformulado e reforçado a concepção e identidade de seus múltiplos projetos. Por conta da pandemia mundial e a obrigatoriedade do isolamento social, que paralisou toda rede de shows e eventos, a dupla está focada em fazer shows online (live) e a produzir um material tocando juntos, cada um em sua casa. E é este trabalho que Karina traz para o Arte na Rede.


Serviço:

Aporé de Paula - Olhares de Niteroi (Fotografia)
Quinta-feira, 04 de junho
Horário: 14h

Elen Karoline em "História negra em quadrinhos" (Literatura)
Quinta-feira, 04 de junho
Horário: 17h

Carolina Ussler em "Bordado Livre em Casa" (Artesanato)
Sexta-feira, 05 de junho
Horário: 14h

Jonathan Cericola em "Um palhaço na sua casa" (circo)
Sexta-feira, 05 de junho
Horário: 16h

Alex Farias de Lima "Guia de sobrevivência nerd" (audiovisual)
Sábado, 06 de junho
Horário: 16h

Camilla Cidade em Live Rootscidade (música)
Sábado, 06 de junho
Horário: 17h

Zé Reticências em "Pintura e gaita" (música e pintura)
Domingo, 07 de junho
Horário: 12h

Karina Pontes em "Som na Sala" (Música)
Domingo, 07 de junho
Horário: 15h 

Foto: Divulgação

Entretenimento

O Teatro Rival Refit tá fechado, mas continua resistindo, agora no mundo das lives. 

Dia 2, terça-feira o jornalista Marcos Salles bate-papo com o divertido Anderson Leonardo, do grupo Molejo.

Dia 3, quarta-feira, é dia de tête-à-tête* entre o produtor Eduardo Araúju e a purpurinada Samara Rios.

E na quinta, dia 4, o papo é chique com Leila Pinheiro e Olívia Hime.  

Todas as lives rolam a partir das quatro da tarde.  Teatro Rival Refit, 86 anos de resistência cultural.

 

Programação:

 

Dia 2 de junho (terça-feira), 16h

Teatro Rival Refit Samba

Marcos Salles convida Anderson Leonardo ( Molejo)

Instagram @teatro.rival.refit

 

Dia 3 de junho (quarta-feira), 16h

Divinas Teatro Rival Refit

Eduardo Araúju convida Samara Rios (do concurso The Queen Brasil)

Instagram @teatro.rival.refit

 

Dia 4 de junho (quinta-feira), 16h

Bate-papo Teatro Rival Refit

Com Leila Pinheiro e Olívia Hime

Instagram @teatro.rival.refit

Foto: Divulgação

Entretenimento

Iniciativa que já conquistou os niteroienses e muita gente de outras cidades, o Nikity Sunset desta semana apresenta uma live, com um cardápio variado, que vai do forró ao rock, sem esquecer a MPB. Nesta terça, dia 2 de junho, às 17h, a cantora Marcella Albernaz se junta ao músico Igor Carvalho. 

No repertório, composições próprias e sucessos de artistas consagrados como Djavan, Jorge Benjor, Lenine, Tim Maia, Caetano Veloso e bandas como Natiruts, o Rappa, Skank, entre outros.  

Com o apoio da Coordenadoria Geral de Eventos e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Nikity Sunset é coordenado pelo empresário Marco Vieira (F5 Equipamentos) e estreou com sucesso na ultima terça-feira. Durante a transmissão, será exibido um QR Code para doações, com objetivo de aquisição de cestas básicas que serão distribuídas entre músicos, técnicos, iluminadores, carregadores e demais profissionais envolvidos em produções de shows e eventos da cidade. A distribuição será organizada pela ONG Campus Avançado. 

“A ideia é entregar as cestas a profissionais moradores da cidade, que não estiverem sendo contemplados em nenhum outro programa de auxílio da prefeitura”, destaca o presidente da FAN, André Diniz. 

 “Tem muita gente que não tem outra fonte de renda a não ser o circuito de shows, então pensamos em fazer uma live profissional e beneficente. Um projeto de Niterói para Niterói. Unindo forças, pretendemos melhorar a situação para todos que trabalham na área de eventos”, ressalta Marco Vieira. 

A transmissão, diretamente dos jardins do Espaço Barcelona, na Estrada Froés, vai ao ar no canal oficial do evento no YouTube - www.youtube.com/channel/UC_ceEtEnkRQ9xqluSfHfcLw e no facebook da Prefeitura. 

Doações podem ser realizadas através do link: https://bileto.sympla.com.br/event/65247/d/85882/s/450212.

Sobre os músicos:

Marcella Albernaz é neta de compositor e filha de músico. Começou a carreira bem cedo na internet, totalizando um grande número de seguidores naquela época. No final de 2012, o primeiro vídeo da cantora foi ao ar e, em 2015, fez a primeira participação em um festival. A partir daí, descobriu que queria fazer música para o resto da vida. Toca violão, guitarra e percussão.

Igor Carvalho é cantor e compositor niteroiense. Está há 14 anos na música. Seu repertório inclui afoxé, samba-rock, reggae, groove, baião, pop/rock rap, hip-hop, entre outros, interpretando canções de grandes artistas da música brasileira. Influenciado por Gilberto Gil, Djavan, Jorge Ben, Luiz Melodia, O Rappa, Natiruts e outros. Já se apresentou e fez aberturas em shows de músicos nacionais e internacionais, como:  O Rappa, Tonho Crocco Ultramen, Gustavo Black Alien, Banda The Wailers, Ponto de Equilíbrio, Bia Bedran, 14 Bis e Flávio Venturini.

 

Foto: Divulgação

Entretenimento

O Theatro Municipal de Niterói dá continuidade à sua programação virtual de junho, levando ao público atrações que passaram pelo local e que fazem parte da memória afetiva das pessoas, com vídeos novos e inéditos para alegrar ainda mais a quarentena de todos.

A Semana do Meio Ambiente é lembrada, com vídeos de instituições, como a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e de projetos como o Pedal Sonoro e a Lagoa de Piratininga. O dia dos namorados também não ficou de fora, levando o público a participar com hashtag criada para envio de fotos de casais, no TMN. 

- Semana do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Diante da relevância do tema, o Theatro Municipal de Niterói vai apresentar vídeos com atividades de instituições como a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e de projetos como o Pedal Sonoro e o da Lagoa de Piratininga.

Datas: 4 a 7 de junho, de quinta a domingo

Horário: 19h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube.

 

- Família Super Notável - infantil

Cléo Boechat e Tina França lançam conteúdo lúdico para falar sobre a Agenda 2030 do Pacto Global com crianças.

Tudo começou com a seguinte pergunta O que podemos fazer para construir um Futuro Notável?’E, para ajudar a responder essa pergunta, com informação simples e objetiva, em linguagem lúdica, nasce o canal da Família Super Notável. É um programa transmídia, partindo de um cenário virtual, a Vila Super Notável, onde a personagem Prof. Mel apresenta o tema do episódio, enquanto os demais personagens participam com comentários. Ainda há crianças que fazem curtas entrevistas com especialistas e tutorial de como incorporar pequenas grandes mudanças no dia a dia.

Datas: 06, 13, 20 e 27, sábados

Horário: 16h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube

 

#eunoTMN com o mozão

Edição especial de Dia dos Namorados da hashtag criada para gerar interação com o público que postar fotos de momentos no TMN.

Data: 10 de junho, quarta-feira

Horário: 19h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube

 

Namorar com Humor | Marcelo Marrom

Apresentação do humorista e palestrante Marcelo Marrom sobre o Dia dos Namorados.

O músico, ator e humorista Marcelo Marrom nasceu em Niterói em 1971 e mudou-se na adolescência para Macaé, onde se casou e teve dois filhos. Começou a carreira artística tocando e cantando em bandas de baile e barzinhos da Região dos Lagos. Em Macaé, Marrom comandou por dois anos o programa de rádio ‘Balbúrdia 95’.

Em 2006, mudou-se para São Paulo para integrar a companhia de humor Deznecessários, onde criou o personagem Afrodescendente, que já gerou mais de cem mil acessos no canal de vídeos Youtube.  

Além de ter composto músicas para os grupos KLB e Inimigos da HP, Marrom integrou, em 2010, o elenco do programa ‘Legendários’, da Record, apresentado por Marcos Mion. Além de ter participado por três anos doprograma ‘Altas Horas’, de Serginho Groisman, na TV Globo.

 

Data: 12 de junho, sexta-feira

Horário: 20h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube

 

Cantora e atriz estará ao vivo das 19h às 20h30 na TV e no youtube - Foto: Rodolfo Magalhães

Entretenimento

Neste domingo (7), o Multishow vai presentear os fãs de Manu Gavassi, que poderão matar a saudade da finalista do Big Brother Brasil 20 com a transmissão da live Festa em Casa com Manu Gavassi. A cantora e atriz estará ao vivo das 19h às 20h30 na TV e no canal Música Multishow, no YouTube (www.youtube.com/multishow).

Diretamente de São Paulo, Manu promete animar a noite do público com seu alto astral e uma performance intimista de sucessos que marcaram sua carreira musical, como “Planos Impossíveis”, “Garoto Errado”, além do lançamento mais recente “áudio de desculpas”.

Festa em Casa com Manu Gavassi

Domingo, dia 07 de junho, das 19h às 20h30 no Multishow e no canal Música Multishow (YouTube)

Marilda Ormy , diretora há 21 anos do Theatro Municipal de Niterói, participará da série - Foto: Divulgação

Entretenimento

O Teatro Popular Oscar Niemeyer continua, em junho, com a série de entrevistas “O Teatro e a Crise – futuro das artes cênicas no pós-pandemia”, com artistas diretores, produtores teatrais, gestores públicos e coordenadores de espaços culturais. O objetivo é pensar o momento atual e as perspectivas para as artes cênicas após a pandemia do novo coronavírus.

A programação de junho abre nesta terça-feira (2), às 20h, no instagram @teatroniemeyer, com Natasha Corbelino – atriz, performer, autora, diretora e produtora.

Em todo o mundo, os teatro e centros culturais estiveram entre os primeiros espaços a serem fechados devido às medidas de isolamento social. Todos estão em meio a uma das maiores crises da história da humanidade, que afeta de maneira decisiva o setor cultural, e mais especificamente as artes cênicas.

Programação:

2/6 – Natasha Corbelino - atriz, performer, autora, diretora, produtora. Trabalhadora da cultura. Com mais de duas décadas de experiência como trabalhadora da cultura, busca se integrar a ideias transdisciplinares e coletivas, para novos modos de produção, onde sempre a potência dos encontros mova a criação.

4/6 – Natália Valdanini - Bailarina e Maîtresse de Ballet formada pela Escola de Ballet da Ópera de Roma - Itália, Diretora do Studio Arte dos Pés, Fisioterapeuta - UFRJ, Bacharel em Dança - UFRJ, Filósofa - UFF, Conselheira da Câmara Setorial de Dança do Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói, Membro do Conselho Brasileiro da Dança - CBDD, Membro do Conselho Internacional da Dança - CID / UNESCO

9/6 – Maria Marighella - mãe, atriz, gestora cultural, feminista e antirracista. Bacharel em Interpretação Teatral pela UFBA, há mais de dez anos. Atua também na gestão de políticas públicas de cultura, tendo contribuído com diversas instituições do país, entre elas Secult/BA, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Fundação Nacional de Artes (Funarte). Atualmente, é Assessora Especial do Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, integra o grupo Teatro Em Boa Companhia e a movimentação cidadã ManifestA ColetivA, através da qual apresenta-se como pré-candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Salvador.

11/6 – Fran Mello - Diretor da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, maranhense, Bacharel em Educação Física, Maitre de Ballet e coreógrafo, formado pelo Centro Pro-Danza em Cuba, Centro Mineiro de Danças Clássicas – MG e Ballet Olinda Saul – MA. Desde 2004 integrando a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói.

16/6 – Eduardo Barata - Produtor, Fundador e presidente da Associação de Produtores Teatrais do Rio desde 2003.

18/6 – Diego Ramos - Doutorando de Arquitetura e Urbanismo do PPGAU (Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - EAU/ UFF com bolsa CNPq. Mestre em Urbanismo pelo PROURB (Programa de Pós- Graduação em Urbanismo) - FAU/ UFRJ. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tendo cursado dois semestres de intercâmbio acadêmico na Universidad de Chile, em Santiago,.Professor Universitário na Universidade UniLaSalle RJ. Ator e diretor profissional formado pelo SATED - RJ - Empresário da Cia JUKAH de Teatro

23/6 -20h - Marilda Ormy - Diretora há 21 anos do Theatro Municipal de Niterói, ícone emblemático da cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Entrevistas

Horário: 20h

Formato: live instagram

@teatroniemeyer

Para fazer o tour virtual basta acessar as redes sociais do Theatro a partir do dia 1º de Junho - Foto: Alex Ramos

Entretenimento

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de portas fechadas. Enquanto aguarda a normalização das atividades, a equipe de projetos especiais do Municipal resolveu colocar em prática a ideia de fazer um tour virtual. Muito procurada, a visita guiada presencial conta com 600 pessoas por semana, entre brasileiros e estrangeiros, inclusive com sessões em outros idiomas, como inglês e espanhol. Mas, a partir de segunda-feira (1/6), será possível passear pelo Theatro, conhecer um pouco da história e de qualquer lugar do mundo e acessar o conteúdo sem sair de casa.

"A visita virtual se insere no conjunto de ações on-line que o Theatro Municipal vem desenvolvendo para continuar se comunicando ativamente com o público. A visita presencial cresce em números anualmente e a visita virtual vem se somar a essa atividade em tempos de isolamento social. Da segurança de casa, você acessa o roteiro, informações sobre os espaços e por alguns minutos se transporta para o interior do Theatro Municipal", afirma Bruna Leite, coordenadora de projetos especiais do TMRJ.

A câmera é o visitante. O percurso é comandado pela mediadora Diana Fagundes que trabalha no TMRJ desde 2018. É a mesma guia que integra a equipe da visita presencial.

O tour virtual começa pelo Salão Assyrio, depois segue para a sala de espetáculos, escadaria e hall de entrada, em seguida para o foyer do Balcão Nobre e finaliza em uma das varandas laterais da Avenida Rio Branco.

Inaugurado em 14 de julho de 1909, o Theatro é considerado uma das principais casas de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Ao longo de mais de um século de existência, artistas nacionais e internacionais, da música, da ópera e da dança passaram pelo seu palco e ajudaram a construir a sua história.

Para Aldo Mussi, Presidente do TMRJ, este novo projeto é uma ótima alternativa à população:

"A visita guiada virtual no Theatro Municipal é um presente de aniversário de 111 anos para populações de todo o planeta acessarem. Com certeza uma experiência amplificada que deixará orgulhosos os que, no inicio do século passado, ergueram nosso Palácio", finaliza o presidente.

Para fazer o tour virtual basta acessar as redes sociais do Theatro a partir do dia 1 de Junho.

Foto: Divulgação

Entretenimento

O Teatro Popular Oscar Niemeyer oferece, em junho, entre as suas programações on-line “Clássicos no Popular”, com foco na dança. O público vai poder assistir, pelo facebook e IGTV do Teatro (@teatroniemeyer), a vídeos dos espetáculos de fim de ano das academias de dança de Niterói. São momentos inesquecíveis das apresentações realizadas no palco do TPON.

 

Programação:

 

01 de junho, às 18h

Cia Bello Balletto de Dança

Espetáculo: 12 sentidos

 

03 de Junho às 18h

Cia Bello Balletto de Dança

Espetáculo: Memórias

 

08 de Junho às 18h

Dançarte Centro de Dança e Bem Estar

Espetáculo: Suíte do Ballet Giselle

 

10 de Junho às 18h

Âmbar + Ana Botafogo

Espetáculo: Celebration 2019

 

15 de Junho às 18h

Ballet Paula Campos

Espetáculo: Recordar é viver, Uma viagem aos anos 80/90

 

17 de Junho às 18h

Cia Devant

Espetáculo: MEU CORAÇÃO É BREGA

 

22 de Junho às 18h

Cia Devant

Espetáculo: SOUL

 

24 de Junho às 18h

Centro de Dança de Niterói

espetáculo: Fadas eu acredito

 

29 de Junho às 18h

Centro de Dança de Niterói

espetáculo: 7x7 A Mitologia da Criação

Oficinas acontecem neste sábado (30) - Foto: Divulgação

Entretenimento

O projeto Arte na Rede segue neste sábado, 30 de maio, nas redes da Cultura Niterói (Instagram, facebook ou YouTube - @culturaniteroi), com duas atrações: a oficinas de Lettering, com Ludmila Kraichete, e "O Poder de Transformar", com Felipe Ferreira.

A artista Ludmila Kraichete promove, às 15h, uma oficina de lettering que pretende ensinar técnicas variadas de hand lettering e caligrafia moderna, utilizando canetas e pincéis, nos exercícios de brush lettering, caligrafia falsa, bouncing lettering, entre outros. Ludmila é designer visual e ilustradora, formada em design de animação na ESPM-RJ. É sócia do Animator Studio, que atua no mercado desde 2006, oferecendo serviços de animação e ilustração, além de cursos e oficinas de desenho, animação, HQ. 

Às 17h, o músico Felipe Ferreira aborda e questiona temas centrais no fazer musical. Mesclando sua experiência nos palcos, backstage, nas salas de aula e nas oficinas musicais para crianças carentes, Felipe faz um espetáculo com composições próprias, bate-papo musical, repensa a educação musical no Brasil e dá um panorama de como o artista deve ser multimídia nos dias de hoje. Felipe completa 15 anos de carreira em 2020, marcando época em projetos musicais como a banda Nayah e Bow Bow Cogumelo. Apresentou-se ao lado de nomes como Daíra, Arthur Maia, Pitty e produziu a turnê do encontro inédito de três ícones da música nacional, Marcos Sabino, Dalto e Byafra.

 

Serviço: 

 

Ludmila Kraichete

Oficina de lettering

Data: Sábado, 30 de maio

Horário: 15h

 

Felipe Ferreira

Oficina "O Poder de Transformar"

Data: Sábado, 30 de maio

Horário: 17h

 

Meteorologia

Rio de Janeiro Brazil Clear (night), 21 °C
Current Conditions
Sunrise: 6:27 am   |   Sunset: 5:15 pm
86%     9.0 km/h     1013.000 bar
Forecast
Ter Low: 20 °C High: 23 °C
Qua Low: 20 °C High: 22 °C
Qui Low: 20 °C High: 22 °C
Sex Low: 21 °C High: 23 °C
Sáb Low: 20 °C High: 24 °C
Dom Low: 21 °C High: 23 °C
Seg Low: 21 °C High: 22 °C
Ter Low: 21 °C High: 22 °C
Qua Low: 21 °C High: 26 °C
Qui Low: 22 °C High: 24 °C
Niteroi Brazil Clear (night), 20 °C
Current Conditions
Sunrise: 6:26 am   |   Sunset: 5:14 pm
86%     10.0 km/h     1011.000 bar
Forecast
Ter Low: 18 °C High: 25 °C
Qua Low: 18 °C High: 23 °C
Qui Low: 19 °C High: 23 °C
Sex Low: 20 °C High: 24 °C
Sáb Low: 19 °C High: 26 °C
Dom Low: 20 °C High: 25 °C
Seg Low: 20 °C High: 23 °C
Ter Low: 20 °C High: 24 °C
Qua Low: 20 °C High: 28 °C
Qui Low: 22 °C High: 26 °C
Sao Goncalo Brazil Fair (night), 20 °C
Current Conditions
Sunrise: 6:26 am   |   Sunset: 5:14 pm
89%     7.0 km/h     1016.000 bar
Forecast
Ter Low: 16 °C High: 27 °C
Qua Low: 17 °C High: 25 °C
Qui Low: 18 °C High: 25 °C
Sex Low: 19 °C High: 26 °C
Sáb Low: 18 °C High: 27 °C
Dom Low: 19 °C High: 26 °C
Seg Low: 19 °C High: 25 °C
Ter Low: 20 °C High: 27 °C
Qua Low: 19 °C High: 29 °C
Qui Low: 21 °C High: 27 °C
, 0 °C
Current Conditions
Sunrise: am   |   Sunset: pm
%     0.0 km/h     0.000 bar
Forecast
Publicidade