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Dom, Maio

Secretaria de Cultura divulga resultado final do Edital Cultura Presente nas Redes

Foto: Divulgação

Entretenimento
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A movimentação cultural em todo o estado, fomentando oportunidades para diversos profissionais da área durante o isolamento social contra a Convid-19. Concretizando esse objetivo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) divulgou o resultado final do edital Cultura Presente nas Redes na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22). São 1,5 mil trabalhos de todas as regiões do estado, com premiação de R$ 2,5 mil para cada.

 Pela primeira vez, a Sececrj realizou um edital que movimentou todas as regiões do estado. No total, foram 6.149 inscrições. O investimento do edital é de R$ 3.750 milhões, do Fundo Estadual de Cultura, que pôde ser utilizado após 22 anos. Atualmente o Fundo conta com cerca de R$ 27 milhões, que serão utilizados em outros programas para fomentar cultura em todo território fluminense. 

– Ficamos satisfeitos com o volume e a qualidade dos trabalhos que recebemos nesse período. Isso mostra a grandeza da cultura fluminense. Por muitos anos, as principais chances eram restritas apenas para a capital e região metropolitana. Mas, temos como objetivo fomentar oportunidades para todo o estado. Demos o primeiro passo e vamos preparar mais editais no futuro – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. 

O edital levou em consideração a quantidade de habitantes por região: capital, Metropolitana II, Metropolitana III, Noroeste, Norte, Serrana, Baixadas Litorâneas, Médio Paraíba, Centro Sul e Costa Verde. Serão contempladas ações culturais nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares inéditas, exclusivamente realizadas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. 

Cronograma do edital 

Após a publicação do resultado final do edital Cultura Presente nas Redes, os selecionados devem abrir a conta bancária entre os dias 25 de maio e 2 de junho. O período de repasse dos recursos será de 3 a 19 de junho. A realização das produções nas plataformas digitais começa em 20 de junho e segue até 20 de agosto.

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