ONG Guardiões do Mar lança projeto de combate ao lixo em Magé

A Baía de Guanabara ganha um novo aliado na luta contra a poluição: o projeto Andadas Ecológicas. Lançada pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, a iniciativa atuará nos próximos 26 meses nas margens do Rio Suruí, em Magé, unindo preservação ambiental e protagonismo comunitário.

O grande diferencial é a introdução da Moeda Azul – Mangal, uma tecnologia social inédita que, somada ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), beneficiará diretamente pescadores artesanais e catadores de caranguejo. O projeto também prevê a limpeza de manguezais e a criação de ecoclubes em escolas locais, envolvendo crianças e adolescentes na causa ecológica.

Para Pedro Belga, presidente da ONG, o objetivo é gerar um legado duradouro através da “escuta do território”. Ao transformar moradores em agentes fundamentais da conservação, o Andadas Ecológicas busca não apenas mitigar danos ambientais, mas promover uma transformação socioeconômica real no recôncavo da Baía de Guanabara.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *