O que são crenças e como afetam nossas vidas

Por Marcelo Felippe*

Por Por Marcelo Felippe*

Por Marcelo Felippe*

Crenças são generalizações em relação a coisas, pessoas e eventos. É a ação de crer que algo é verdadeiro e não enxerga nenhuma outra possibilidade. Elas podem ser originárias da família, da sociedade ou da cultura, e ainda podem ter relação com limites do que podemos ou não fazer. Um exemplo: não fui feito para ser feliz.

As crenças podem ser potencializadoras ou limitantes. As potencializadoras nos impulsionam para fazer algo, são nutrientes para nosso jogo mental.Já as crenças limitantes são mais como "vírus do pensamento". Tiram nossa permissão para evoluir e criam barreiras para crescer.

Existe muito o que se falar sobre crenças, até porque, elas governam nossas vidas. Neste artigo, vamos nos concentrar em 3 crenças fundamentais que você precisa usar como potencializadoras para conseguir o que quer na vida.

Crenças sobre possibilidade.

O que você acredita ser possível ou não de fazer?

Um bom exemplo é o da "milha em quatro minutos". Antes de 6 de maio de 1954, acreditava-se que 4 minutos era uma barreira inquebrável na qual um ser humano poderia correr uma milha. Nos 9 anos anteriores ao dia histórico no qual Roger Bannister quebrou o teto de 4 minutos, nenhum corredor havia chegado nem perto. Dentro de seis semanas após o feito de Bannister, o corredor australiano John Lundy abaixou o recorde por mais um segundo. Dentro dos próximos nove anos quase duzentas pessoas haviam quebrado a barreira que antes parecia impenetrável.

Quando a possibilidade se abre, o que parecia impossível começa a se tornar possível.

Crenças sobre merecimento

O que você acredita que merece?

Em um estudo, 100 "sobreviventes" de câncer (pacientes que haviam revertido seus sintomas por 10 anos) foram entrevistados sobre o que eles haviam feito para atingir o sucesso. As entrevistas demonstraram que nenhum método de tratamento se sobressaiu como sendo mais efetivo que o outro. Alguns haviam feito o tratamento médico padrão de quimioterapia e/ou radiação, alguns tiveram uma abordagem nutricional, outros seguiram um caminho espiritual, enquanto outros se concentraram em uma abordagem psicológica e alguns não fizeram nada. A única coisa que era característica do grupo todo é que todos acreditaram que a abordagem que tomaram funcionária.

Quando você acha que merece, as coisas começam a acontecer.

Crenças sobre capacidade.

Você é capaz ou não de realizar seu sonho?

Em um estudo esclarecedor no qual um grupo de crianças que em testes apresentavam uma inteligência média foram divididas aleatoriamente em dois grupos iguais. Um dos grupos foi enviado para um professor ao qual foi dito que as crianças eram "superdotadas". O outro grupo foi enviado para um professor ao qual foi dito que as mesmas eram "lentas para aprender". Um ano depois os dois grupos tiveram a sua inteligência testada novamente. Não era de se surpreender que a maioria do grupo que foi arbitrariamente identificado como "superdotado" tirasse uma nota maior do que a que tiraram anteriormente, enquanto a maioria do grupo que foi rotulado "lento" tirou notas mais baixas. As crenças dos professores sobre os alunos afetaram a capacidade de aprender de cada um dos grupos.

Quando você acredita que é capaz, as habilidades começam a ser construídas para alcançar o que quer.

Quer alcançar seus sonhos e metas? Comece a potencializar o seu merecimento, sua capacidade e acreditar que é possível de ser realizado. Esses três fatores juntos vão aumentar sua energia e força para seguir rumo a sua realização.

Quando uma das três falha, normalmente as interferências começam a gerar desvios do caminho, os obstáculos começam a parecer maiores e corremos o risco de ficar pelo caminho.

Gastamos muito tempo investindo para construir habilidades, mas damos muito pouca atenção na construção de crenças.

Sabe qual o resultado?

As habilidades só funcionam em seu máximo quando tem a permissão das crenças, por isso, comece a agora a investir na potencialização do seu jogo mental.

Você merece, é capaz de fazer isso e está ao seu alcance.

*Artigo baseado no material da formação de Master em PNL do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp).

@marcelofelippecoach

*Marcelo Felippe é pós-graduado em Psicologia e Saúde Mental. Mestre em Psicologia e holística e coaching pessoal e liderança organizacional.