Niterói EcoSocial, na segunda fase, já atende 500 jovens

Programa, que agora contempla 26 comunidades, foi visitado pelo prefeito

Por Redação

Programa, que agora contempla 26 comunidades, foi visitado pelo prefeito

Inclusão social e qualificação profissional são os pilares do Programa Niterói Jovem EcoSocial que já está na segunda fase. Através do programa da Prefeitura de Niterói, 500 jovens de comunidades que estão em vulnerabilidade e/ou risco social fazem um curso de capacitação profissional na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) gratuitamente e atuam em um trabalho de campo no local onde vivem - principalmente na área de reflorestamento de encostas.

Ontem (23), o prefeito Axel Grael esteve na sede da Firjan/Sesi/Senai, no Barreto, para conhecer as instalações e conversar com os novos alunos do projeto, que iniciaram as aulas em novembro, e estão no módulo de nivelamento com aulas de português, matemática, informática e desenvolvimento pessoal, que os ajudará no decorrer do curso e de uma das 12 áreas oferecidas de capacitação. O programa acontece por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas) com a Firjan.

"Hoje estive visitando o Niterói Jovem EcoSocial, uma parceria da Prefeitura com a Firjan num programa que vincula a questão ambiental com educação. É uma oportunidade para os jovens das comunidades de Niterói poderem se desenvolver profissionalmente e, ao mesmo tempo, contribuir com a cidade e com o reflorestamento de encostas. É um trabalho importante que faz de Niterói uma cidade cada vez mais sustentável e com justiça social. As instalações aqui no Barreto são muito boas, com vários laboratórios e equipamentos, que permitem que eles se desenvolvam nas atividades profissionais", destacou o prefeito de Niterói.

O Niterói Jovem EcoSocial é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói com o objetivo de promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 24 anos. Bira Marques, secretário Executivo, destaca o compromisso da Prefeitura em garantir os direitos aos jovens da cidade.

"Essa é uma constatação do compromisso da Prefeitura de garantir direitos para esses jovens de Niterói. Estamos muito felizes de ver que, além dessa garotada ter a oportunidade de uma profissão, eles construirão uma percepção de comunidade, de território, e de amor ao nosso Brasil e à nossa cidade. A construção de um grupo de pessoas, a partir daquilo que a gente acredita, que é um olhar para a sociedade, um olhar diferenciado e multiplicador".

A Secretaria Municipal de Participação Social é a responsável pela gestão do programa, que foi ampliado para atender mais comunidades.

Na primeira etapa do programa foram contempladas 11 comunidades, agora na segunda etapa, são 26 comunidades.