Programa Aprendiz Musical promove oficina de MPB

Músico Flávio Mendes falará sobre gênero que surgiu nos anos 1960

Por Redação

Músico Flávio Mendes falará sobre gênero que surgiu nos anos 1960

O nascimento da MPB é o tema da próxima oficina, com o arranjador e músico Flávio Mendes, promovida pelo Programa Aprendiz Musical da Prefeitura de Niterói. A oficina acontece hoje (5), das 14h às 18h, no auditório do Caminho Niemeyer. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link https://encurtador.com.br/fzIL5. O programa tem como missão promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos e garantir o acesso a outras expressões culturais e às artes.

A oficina com o arranjador e músico Flávio Mendes vai mostrar a origem da Música Popular Brasileira (MPB), considerando o período específico entre a Bossa Nova e o Tropicalismo. MPB foi um termo que surgiu em meados dos anos 1960 para rotular uma nova música que surgia no Brasil pós-bossa nova. Era uma música basicamente feita por jovens e difundida nos Festivais da Canção produzidos por emissoras de televisão, o que garantia popularidade e alcance nacional. Com a MPB e os festivais, surgiu a maior geração da música popular do Brasil com nomes como Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Edu Lobo, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Gal Costa e outros.

O Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e que, em abril completou 22 anos.