Em Itaipuaçu, casas ficaram destelhadas

Por

A prefeitura do município de Maricá permaneceu, desde a madrugada de ontem (6), com equipes de todas as secretarias empenhadas em auxiliar os moradores de Itaipuaçu na redução dos estragos ocasionados pelas chuvas.

O deslocamento de um sistema frontal favoreceu a formação de áreas de instabilidade no município, ocasionando pancadas de chuva forte nas últimas 24 horas. O mau tempo alagou ruas e escolas, destelhou casas, suspendeu o fornecimento de energia elétrica e causou desabamentos parciais e queda de árvores. No entanto, não houve vítimas.

Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o distrito de Itaipuaçu concentrou a maior parte dos estragos. Ali, as equipes atuaram em 99 ocorrências, sendo 80 delas durante a madrugada. Houve desabamento do segundo pavimento do supermercado Rede Economia, localizado no Barroco, região central de Itaipuaçu. A estrutura ficou totalmente danificada.

A unidade local de Pronto Atendimento Santa Rita retomou os atendimentos da emergência 24 horas por volta das 7h de ontem (6), após o reparo emergencial do telhado e a limpeza do espaço. O serviço foi restabelecido em menos de 12 horas. Já as unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico e Santa Rita estão com atendimentos suspensos temporariamente. As consultas marcadas para ontem (6) serão reagendadas.

No centro, o Ambulatório Péricles Siqueira o atendimento foi suspenso em razão da falta de energia elétrica. As consultas estão sendo remarcadas.

Equipes da Secretaria de Iluminação atuam no restabelecimento de energia dos locais mais afetados em Itaipuaçu. Toda ação emergencial está sendo realizada para a desobstrução de fios energizados nas ruas e a retirada de braços de luminárias quebrados. Algumas ruas foram interditadas. Equipes operacionais da Secretaria de Trânsito de Maricá auxiliam os motoristas.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Atlântico sofreu danos durante a tempestade e permaneceu fechado para manutenção. A Secretaria de Assistência Social está em alerta. Não há desabrigados na cidade.