Por que dinheiro é importante para você?

Por Dalton Ferreira

Por Por Dalton Ferreira

Dalton Ferreira

"Se sua vida fosse a resposta para uma questão financeira, qual seria a pergunta?"

Há um determinado grupo de pessoas que se afasta inconscientemente do dinheiro, atraindo ou criando situações em que o dinheiro gerado, rapidamente é consumido, seja por problemas no automóvel, algum eletrodoméstico ou pelo consumo não planejado.

Por outro lado, há um determinado grupo que, por mais que adquira dinheiro, sempre sente internamente um sentimento de escassez, como se não fosse suficiente e um medo que possa vir a perder, sempre acumulando e não permitindo o fluxo de energia a ser liberado.

Avalie: como é sua relação com o dinheiro? Qual o significado que você atribui a ele?

Dinheiro não é bom nem mau, é um meio de troca. O dinheiro potencializa o que está dentro de você. Caso você seja uma pessoa generosa, você irá ajudar mais pessoas e pensará na sociedade como um todo. Caso você seja uma pessoa egoísta e de má índole, esse comportamento será expandido em suas ações.

Você está preparado para ter riqueza? Quais ônus e bônus o dinheiro irá atrair para você?

Já reparou que o sucesso financeiro é medido se você é milionário? Será que um milhão de reais é realmente o número que irá dar o que você realmente deseja?

Será que uma outra quantia não será suficiente para atender o que você realmente quer? Seus sonhos são seus ou de outras pessoas?

Esse número, um milhão, seja em reais, dólares ou outra moeda está, no imaginário popular, pois é vendido pela sociedade como sucesso financeiro. Mas é somente um número. Quanto maior for o número, maior será o tempo e energia que você irá dedicar a essa conquista, maior será o risco. Realmente vale a pena? Quem perderá com isso? Será que sua família terá a atenção de que necessita? Quais serão seus ganhos com essa meta?

E fica a pergunta: você realmente sabe qual é o número que representará seus objetivos realizados? Será realmente importante o número ou o que importa mesmo é você garantir que terá recursos sempre para manter sua vida feliz e seus sonhos se realizando?

Queremos deixar bem claro aqui, que não há problema nenhum em desejar esse número (um milhão). Ele pode estar abaixo ou acima do que realmente vai proporcionar a diferença que você almeja. O importante é você saber o porquê desse valor em si e se ele realmente é importante. Mais importante ainda é saber se tudo que está fazendo para chegar lá está alinhado com seus valores mais profundos (relacionamentos, saúde, espiritualidade etc.).

Contamos histórias para nós mesmos todos os dias, em nosso diálogo interno, sobre riqueza, pobreza, sucesso, fracasso, dentre tantos outros conceitos relacionados. Nas experiências que passamos atribuímos um significado a elas e passamos a acreditar em algo advindo delas. O mais importante não são as experiências em si, mas sim o significado que você atribui a elas.

Depois de reconhecer as histórias que conta, responda para si mesmo as questões abaixo:

Quais são os seus maiores medos? O que você identifica que está por trás desses medos?

O que significa ser rico para você? O que isso representa no seu ser?

Identifique três coisas que são muito importantes para você e que é necessário dinheiro para se ter?

Essas três coisas são essenciais, são um desejo ou fazem parte de um sonho maior que você tem?

Identifique três coisas que são muito importantes para você e que não é necessário dinheiro?

Qual conclusão você chega?

E, finalmente, se sua vida fosse uma resposta a uma pergunta financeira, qual seria essa pergunta?

Trabalhar com dinheiro é também trabalhar com sonhos, só tenha cuidado para não focar no primeiro ao invés de focar no segundo.

*Dalton Ferreira é bacharel em Ciências Sociais e mestre em coaching pessoal e liderança organizacional