Firjan Sesi oferece 2 mil vagas

Inscrições para o ensino médio com formação técnica foram estendidas até 29 de novembro

Por Redação

Provas serão em 2 de dezembro com 50 questões de diversas disciplinas

Foi ampliado até dia 29 o período de inscrições do processo seletivo para as vagas gratuitas do Ensino Médio da Firjan SESI com formação técnica em parceria com a Firjan Senai. As oportunidades estão distribuídas em 16 unidades no Rio de Janeiro, para aulas no turno integral para o ano letivo 2024. A escola Firjan Senai Sesi São Gonçalo disponibiliza 152 vagas. Ao todo, no estado, são ofertadas 2.120 vagas distribuídas pelas demais escolas da Região Metropolitana em Benfica, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Tijuca. Pelo interior, há disponibilidades em Barra do Piraí, Barra Mansa, Nova Friburgo, Macaé, Petrópolis, Resende, Três Rios e Volta Redonda.

O edital está disponível no site da Escola Firjan Sesi. Em São Gonçalo, os cursos oferecidos para a formação técnica são os de Automação Industrial, Planejamento e Controle da Produção, Desenvolvimento de Sistemas e Logística. Podem se candidatar jovens com mínimo de 14 anos, completos até dezembro de 2023, que estejam em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023.

A aplicação das provas será no dia 2 de dezembro, com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para pessoas com deficiência (PCD.

O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2024. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI. Mais informações podem ser obtidas no edital ou através do telefone 0800 0231 231.

Documentos- O candidato deve preencher o formulário com os dados solicitados e anexar os documentos:

• Carteira de Identidade;

• CPF;

• Estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023;

• Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do Ensino Fundamental ou o último boletim escolar emitido pela instituição em que o candidato está cursando o 9º ano;

• Autodeclaração de baixa renda;

• Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até 3 anos antes da data de publicação do edital).