A comunicação é o maior desafio dos líderes!

Por Dirlene Costa

Por Por Dirlene Costa

Dirlene Costa

Que afirmação é esta? Você pode estar se perguntando. Eu sou líder e me comunico muito bem. Sou uma pessoa comunicativa e influencio muitas pessoas.

A comunicação que estou falando não é apenas da influência e sim a comunicação que envolve os relacionamentos e os conflitos nas organizações.

E por que afirmo isso? Porque fui líder por 24 anos e o meu maior erro foi na comunicação . Era extremamente produtiva, estilo alto performance, organizada, disciplinada, proativa e tinha um olhar de dono. Porém, sem perceber criei conflitos durante uma fase da minha liderança, o que afetava meu time e inclusive me deixava exausta. Falava muito e escutava pouco. Precisei buscar ajuda externa para resolver este ponto tão estratégico.

Mas, temos também o líder que fala pouco e por isso, acha que não gera

problemas de comunicação. Às vezes, gera mais conflitos ainda, pois a omissão, a falta de clareza, a falta de expressão, deixa às pessoas inseguras, sem saber o que este líder quer de fato. Os extremos em nada é positivo, inclusive na comunicação.

O ponto que a comunicação tem o emissor e um receptor. E se o receptor não entendeu, o emissor não comunicou com eficácia. E na liderança é o que mais acontece, o líder comunica conforme seu modelo mental e acredita que todos entendem o que ele quer dizer. Tipo: "Problema de quem não entendeu, eu dei o recado!"

Algumas características de um líder que não está comunica bem:

• Colaboradores novos não sabem seus papéis e o que o líder espera dele, porque não foi dito. E depois este colaborador não corresponde às

expectativas do líder;

• Ausência de feedback, deixando as pessoas sem saber onde estão errando;

• Conflitos entre pares, departamentos, impactando até nos clientes;

• Retrabalho constante do time por falta de clareza e direcionamento.

Estes são alguns dos sintomas que um líder não está se comunicando bem dentro de uma organização. A boa notícia, que não é culpa do líder não se comunicar bem, porém, é sua responsabilidade assumir que precisa se desenvolver neste sentido.

Boa parte dos líderes foram colocados na posição pelas suas competências técnicas e poucos preparados para relacionamento interpessoal e comunicação.

Muitos carregam a crença limitante, que o fato de serem competentes, isso é suficiente. Não levam em conta que seus resultados dependem do seu time, e para isso, é preciso comunicar e relacionar bem. Como um maestro, saber orquestrar as visões de mundo diferente em prol de um mesmo objetivo.

E como ajudar um líder a se comunicar bem e ter todos os benefícios da comunicação empática e relacional...

1. Trabalhando o mindset deste líder, de fixo para crescimento, ajudando-o

a perceber visões de mundo diferentes da sua.

2. Estimular o líder a trabalhar seu autoconhecimento, reconhecendo suas

forças e suas fraquezas.

3. Desenvolver neste líder, inteligência emocional e relacional.

Um líder que comunica com maestria, será um excelente gestor, um parceiro dos pares, um influenciador nos negócios e um grande exemplo a ser seguido na organização. Vale a pena, cuidar da comunicação de um líder!

*Dirlene Costa é palestrante e consultora organizacional.contato@consultoriahighperformance.com.br