Seja um líder que faz a diferença

Por *Marcelo Felippe é pós-graduado em Psicologia e Saúde Mental. Mestre em Psicologia e Holística e Coaching pessoal e Liderança Organizacional

Marcelo Felippe

Marcelo Felippe

Todos nós somos líderes, todos somos liderados, dependendo do momento e da área da vida, por isso, não importa se você possui um cargo formal de liderança, as características genuínas de um líder vão fazer a diferença na construção do seu caminho.

E que características são essas?

1. Autenticidade - Seja você, seja autêntico. Você pode e deve se aprimorar, aprofundar seus valores, entender melhor os resultados das suas escolhas, colher feedback, evoluir, mas mantenha sempre sua essência, jamais queira ser como alguém ou se comparar a alguém.

Cada um de nós tem seu próprio potencial e sua forma de exercê-lo. Olhe para os outros como referência de pontos que pode aprender, tanto sobre o que fazer como sobre o que não fazer, só mantenha em mente que você precisa evoluir dentro do seu caminho, sendo você, não uma cópia de quem admira.

2. Responsabilidade - Assuma a responsabilidade sobre o que é seu, sobre seus atos, sobre suas palavras, isso é maturidade. Da mesma forma, permita que os outros sejam responsáveis pelo que fazem e dizem, permita que cada um cresça e aprenda com suas próprias escolhas. Tome muito cuidado para não querer facilitar demais o caminho do outro, os desafios que enfrentamos fazem parte do nosso crescimento. Sem desafios, o crescimento fica limitado.

Um bom exemplo na vida pessoal são pais que tiverem muitas dificuldades na sua infância, mas superaram as dificuldades e construíram uma vida boa. Se esses pais não tomarem cuidado, vão querer dar para os filhos o que eles não tiveram. Só não esqueça que você só é o que é hoje pelo que teve e pelo que não teve. Em outras palavras, se tirar dos seus filhos os desafios, provavelmente eles não vão criar a força que você criou para sair bem do outro lado de cada obstáculo que a vida trouxe.

A mesma coisa é um líder com sua equipe. Treine todos para serem responsáveis. Ajude sim, mas não faça o que o outro precisa fazer por si mesmo.

3. Perseverança - Nem sempre as coisas vão funcionar, nem sempre vão sair do jeito que queremos ou planejamos, por isso, é necessário perseverança, é necessário acreditar no caminho, aprender com o caminho e continuar na direção que escolhemos.

Obstáculos fazem parte da jornada e um dos alimentos para perseverar é ter um propósito no que faz, um motivo real, algo que eleve sua energia e faça você querer continuar.

Qual seu propósito no seu trabalho?

Qual seu propósito como líder?

Qual o seu propósito na sua família?

Ter um significado elevado é a chave para aumentar a perseverança.

4. Pensamento Sistêmico - Antes de decidir algo ou fazer algo, considere os impactos além de você. Considere como suas escolhas vão resvalar na família, na equipe, na empresa, na saúde, na vida financeira, na sociedade, entre outras.

Nós não estamos sozinhos no mundo, nossas decisões afetam além de nós mesmos. Esteja sempre atento. Um líder maduro sabe mensurar os impactos das suas escolhas.

5. Compromisso consigo e com os outros - Tomou uma decisão ou definiu uma meta, comprometa-se a fazer, faça chuva ou faça sol. Nada impede de ajustar o caminho ou perceber que fez uma escolha não muito produtiva e desviar para um novo caminho, mas a partir do momento que definiu o caminho, siga por ele.

Se definiu uma reunião com a equipe toda semana em um determinado horário, esteja lá na hora certa.

Se definiu que vai fazer atividade física 4 vezes por semana para melhorar sua qualidade de vida, faça, não importa qual seja sua demanda de trabalho ou imprevistos que apareçam.

É o compromisso somado a perseverança que nos faz chegar no lugar que definimos.

6. Adaptabilidade - Aprenda a ser flexível, a fazer a mesma coisa de diversas formas, a escutar os outros e seguir por caminho diferentes, sempre mantendo sua essência e o foco no que quer alcançar.

Um líder precisa escutar a equipe, um membro de família precisa ouvir os demais. Existem várias formas de fazer algo funcionar, além da nossa forma. Permita-se seguir a forma dos outros quando necessário, se ela também o levar para o resultado desejado.

Adaptação as circunstâncias da vida também é fundamental. O mundo muda, o mercado muda, coisas inesperadas acontecem. Aprenda a responder a sem levar para o emocional.

7. Integridade- Jamais perca seus valores durante a jornada. Não importa do que precisa abrir mão para manter seus valores. Nossos valores são a essência que nos conduz. Quando infringimos essa essência, nossa consciência sente o impacto, nossos resultados não serão os mesmos e o preço será cobrado em algum momento.