Morte na porta de casa em SG

Vereador Cici Maldonado, 61 anos, foi assassinado a tiros na noite de terça-feira, no Porto da Madama

Por

Segundo testemunhas, Maldonado foi morto por bandidos que roubavam uma motocicleta próximo à sua residência

O vereador de São Gonçalo Aldecyr Maldonado, o Cici Maldonado, foi assassinado a tiros em frente de sua casa, no bairro Porto da Madama, no mesmo município, na noite da última terça-feira (7). Segundo perfil do político nas redes sociais, Maldonado teria sido vítima de tentativa de assalto. O vereador havia sido deixado em casa poucos minutos antes do crime, por dois assessores, que não se feriram. Ao deixarem o vereador em casa, os assessores testemunharam o roubo de uma moto e buscaram abrigo numa residência próxima, abandonando o carro em quem que estavam. O vereador, ao ouvir gritos, teria saído de casa de arma em punho, para verificar o que estava ocorrendo. Segundo testemunhas, ao verem o parlamentar armado, os assaltantes dispararam várias vezes contra ele, atingindo-o na cabeça. Maldonado chegou a ser levado para o Pronto Socorro Central, no bairro Zé Garoto, mas não resistiu aos ferimentos. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí investiga o caso.

Segundo policiais civis, testemunhas foram ouvidas e uma perícia foi realizada no local.

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, decretou luto oficial de três dias no município.

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do vereador Cici Maldonado, que sempre foi um homem dedicado às demandas da população gonçalense", escreveu Nelson em seu perfil no Instagram. "Entrei em contato com o governador Cláudio Castro e pedi empenho na elucidação do caso. Confio no trabalho da polícia para esclarecer os fatos. Que os responsáveis sejam identificados e punidos, levando justiça para a família do vereador e todos aqueles que o acompanhavam".

A Câmara Municipal de São Gonçalo também decretou luto oficial de três dias.

"É com profundo pesar que a Câmara Municipal de São Gonçalo vem em nome de todos vereadores, servidores e assessores da Casa se solidarizar com familiares, amigos e eleitores pelo falecimento do vereador Cici Maldonado (...) São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro, que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade. Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor", diz o texto da nota divulgada pela Câmara.

O deputado estadual e atual secretário estadual de Cidades, Douglas Ruas, escreveu em seu perfil no Instagram sobre o vereador vitimado pela violência.

"É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do assassinato do vereador Cici Maldonado, em uma suposta tentativa de assalto, ocorrido na noite desta terça-feira (7).

Expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho do vereador nesse momento de dor e consternação.

O vereador Cici era uma figura alegre, atuante e comprometida com o bem-estar da comunidade, sempre buscando soluções para os problemas enfrentados por nossa cidade. Sua partida repentina deixa um vazio imenso em nosso meio político e social.

Diante desse trágico acontecimento, vamos cobrar das autoridades competentes uma investigação rigorosa e célere para a elucidação desse crime. É fundamental que sejam identificados e punidos os responsáveis por esse ato de violência, garantindo justiça para a família do vereador e para toda a sociedade.

Nesse momento de luto, reafirmamos nosso compromisso em continuar lutando pelos ideais e valores que o amigo Cici Maldonado defendia. Sua memória será sempre lembrada como exemplo de dedicação e comprometimento com o bem comum", escreveu Douglas Ruas.

O Partido Liberal, ao qual o vereador era filiado, também divulgou uma nota de pesar e pediu rigor nas investigações. "Cici dedicou sua vida ao progresso da cidade de São Gonçalo e à melhoria da qualidade de vida da população. Neste momento difícil, unimo-nos em solidariedade à família de Cici e aos amigos que compartilharam sua jornada. Pedimos às autoridades que conduzam uma investigação minuciosa e célere para esclarecer as circunstâncias de sua morte, buscando justiça", diz a publicação.

O corpo de Cici Maldonado foi velado ontem à tarde na Igreja Batista do Porto da Madama, e depois sepultado no Cemitério Parque
da Paz.