Niterói tem geração empregos

Município se destacou, no mês de setembro, entre as cidades do Leste Fluminense com saldo positivo

Por Redação

Entre as principais oportunidades em Niterói, que abriu cerca de 1,6 mil novos postos de trabalho, destaque é para os serviços especializados na construção civil

Niterói se destacou no mês de setembro, entre as cidades do Leste Fluminense, com o saldo positivo de geração de empregos. Foram cerca de 1,6 mil novos postos de trabalho no período. Com esse desempenho, o município ficou entre os 10 que mais geraram oportunidades no estado do Rio de Janeiro, ocupando a3ª posição, atrás da Capital ( 8.416) e Macuco ( 1.594). O resultado do Leste foi puxado pelas ofertas no setor da Indústria e Construção, que abriu 935 novas vagas, seguido por Serviços ( 472) e Comércio ( 175). O recente panorama pode ser conferido da plataforma Retratos Regionais, produzida pela Firjan a partir de dados do Ministério do Trabalho e Previdência.

"Tivemos em Niterói mais um mês positivo com esses resultados no setor da Indústria e Construção. A região tem grande potencial para continuar recebendo investimentos que garantam a manutenção do desenvolvimento", destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.

O resultado positivo do setor industrial em Niterói, no mês de setembro, é reflexo do que foi observado em todo o estado. Foram abertas 5.746 novas vagas na indústria com carteira assinada no mês. Já no ano, o estado do Rio de Janeiro acumula saldo de 123.028 novos empregos, de janeiro a setembro de 2023, em todos os setores, dos quais 37.194 na indústria.

Na divisão por setor, em Niterói, o maior número de vagas foi para a atuação em Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos ( 657) e Serviços Especializados para a Construção ( 180). Pelo Leste Fluminense, 14 dos 16 municípios registraram saldo positivo de geração de emprego. Itaboraí foi o que mais abriu novas vagas, depois de Niterói, com um registro de 604 oportunidades.A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral
de Empregados e Desempregados).

No apanhado de nove meses, Niterói registra um saldo positivo acumulado de 3.236 na geração de emprego. Em todo o Leste Fluminense, de janeiro a setembro, foram criados 18.378 postos de trabalho.

"Em setembro, Niterói registrou o maior saldo de geração de empregos, desde novembro de 2021. Este resultado reforça a importância da cidade para a região e para a indústria, que tem sido o principal responsável pelas contratações da cidade neste ano", pontuou Camila Rocha, analista de Estudos Econômicos da Firjan.

No período analisado, o resultado negativo entre os municípios que compõem a região Leste, ficou para as cidades de Araruama (-2.053) e Rio Bonito (-140).Em ambas as localidades, o impacto foi gerado pelas perdas de vagas no setor de Serviços. Essas baixas, refletiram no resultado geral da região, que teve maior queda no saldo total nos últimos seis meses, comuma redução de 66,6%, se comparado ao mês de agosto.

Maior parte dos municípios do estado apresentam saldo positivo - Detalhando as vagas por todo o estado, dos 92 municípios fluminenses, 74 apresentaram saldo positivo em setembro. As cinco maiores contratantes do estado foram: a cidade do Rio de Janeiro ( 8.416), que respondeu pela maior parte do saldo, seguida por Macuco ( 1.594), Niterói ( 1.582), Macaé ( 1.130) e Duque de Caxias ( 1.084).

Outra análise enfocou o porte das empresas: as micro e pequenas garantiram 13.779 novas vagas em setembro (76,6%), no melhor saldo do ano. Já as médias e grandes foram responsáveis por 4.219 novos contratos de trabalho (23,4%).

Não obstante os resultados positivos, na comparação com o mesmo período de 2022, o saldo total de empregos do estado teve desaceleração. No ano passado, foram abertos 167.910 postos com carteira assinada entre janeiro e setembro, ante os 123.028 deste ano.