Liderança do jeito certo

Por Marcelo Felippe é pós-graduado em Psicologia e Saúde Mental. Mestre em Psicologia e Holística e Coaching pessoal e Liderança Organizacional

Marcelo Felippe

Marcelo Felippe

Ser um líder do "jeito certo" requer muitas características, habilidades e compromissos. Muitas coisas precisam ser feitas e, muitas deles, são de forma constante, até porque os grandes líderes estão sempre evoluindo, nunca param no tempo.

Vamos refletir sobre alguns desses pontos fundamentais:

1. Esteja sempre se aprimorando.

No mundo veloz e incerto em que vivemos, estar sempre se atualizando é indispensável, por isso, você que é um líder de equipe ou da sua própria jornada, tenha sempre um tempo semanal para seu próprio desenvolvimento. Faça um curso novo, leia um livro, assista um podcast ou outra alternativa que surja, sempre lembrando de transformar o que estuda em prática do dia a dia.

É a experimentação que vai trazer a resposta do que funciona e do que ainda não funciona.

Aprenda algo novo, experimente, colha o feedback, ajuste e continue neste ciclo de melhoria contínua.

2. Saiba os pontos fortes e de melhoria de cada pessoa que trabalha com você.

Quando trabalhamos com pessoas, precisamos desenvolver a habilidade de entender no que são boas e no que ainda possuem pontos de melhoria. Dessa forma, conseguimos colocar cada pessoa para fazer a coisa certa e, ao mesmo tempo, podemos gerar desafios para que se desenvolvam no que precisam melhorar.

Quando um líder não tem essa percepção, pode acabar distribuindo as tarefas de uma forma que não vai gerar a melhor produtividade e ainda corre o risco de aumentar o nível de estresse da equipe.

Saber a dosagem certa entre usar o ponto forte e puxar o ponto de desenvolvimento do seu colaborador é um dos pontos fundamentais para tirar o máximo de produtividade e satisfação de cada um que trabalha com você.

3. Seja autoconfiante e dissemine a confiança.

Acredite no seu trabalho e, ao mesmo tempo, saiba que está em um processo de evolução continua. Isso ajuda a fazer o que precisa ser feito com confiança, mas sem achar que é o melhor do mundo fazendo aquilo. Isso é a mistura de confiança com simplicidade.

Da mesma maneira, procure incentivar o mesmo em cada pessoa que trabalha com você, seja de forma direta ou indireta. Ajude a pessoa ou colaborador a confiar em seu próprio trabalho, mostrando ao mesmo tempo que sempre terá algo para evoluir.

4. Amplie as perspectivas.

Procure sempre olhar além do problema ou das tarefas diárias.

O que precisamos ajustar para melhorar as deficiências da equipe?

Estamos perdendo a produtividade em algum momento? Se sim, o que fazer diferente?

Como melhorar os processos da área para gerar um fluxo melhor de trabalho?

Cuidado para não ser absorvido pelas demandas diárias e esquecer de pensar no próximo nível da equipe ou da área.

5. Delegue de forma estruturada.

Se você já entende os pontos fortes e de melhoria das pessoas que trabalham com você, o que pode começar a delegar para cada uma?

Importante quando pensar em delegação é unir algo que use a habilidade que a pessoa já tem e, ao mesmo tempo, gerar uma forma do colaborador desenvolver outras capacidades. Essa junção, em equilibro na linha do tempo, faz a equipe crescer e você se liberar para novos desafios.

Como pode começar a fazer isso hoje se ainda não faz?

6. Crie regras e respeite-as.

Quais são as regras da empresa e da equipe? Se não tem nenhum explicita, o que acha de criar?

É sempre bom as pessoas trabalharem com um parâmetro do que é aceitável, necessário e importante para atender todos os envolvidos.

Depois que tiver isso claro, cuidado para você mesmo não infringir uma delas devido a "correria" e os "problemas" do dia a dia.

Seja o exemplo.

7. Sempre com ética e uma base sólida de valores.

Não importa o nível de pressão que esteja passando, jamais perca sua ética e seus valores pelo caminho.

E jamais perca os valores da empresa que representa no seu processo de tomada de decisão.

Nada vale o preço da nossa consciência.

8. Primeiro a equipe, depois o individual

Você pode ser o melhor de toda a empresa fazendo o que faz ou pode ter o melhor profissional de determinada área trabalhando na sua equipe, tome cuidado só para que o interesse individual não fique na frente do coletivo.

A harmonia precisa acontecer e o ego individual não pode passar para cima do que é melhor para toda a equipe ou empresa.

Agora, pega seu caderno ou seu celular e escreve uma ação que vai fazer para colocar em prática cada um dos 8 pontos que abordamos nesse artigo.

A bola está com você.

Grande abraço e até a próxima.

@marcelofelippecoach