Jurujuba: comunidade e meio ambiente somados em projeto
Iniciativa da Águas de Niterói leva informação, orientação e serviços para moradores do bairro pesqueiro
Integração e conscientização ambiental tomaram conta do bairro de Jurujuba, na Zona Sul de Niterói, no último fim de semana. A concessionária Águas de Niterói, do Grupo Águas do Brasil, promoveu, um evento para inaugurar o programa Comunidade Integrada. A Praça do Cais, no tradicional bairro pesqueiro de Niterói, recebeu ações de conscientização ambiental, saúde, atendimento comercial, cadastro de currículos, informações sobre a operação da empresa, sorteio de brindes, além da participação do Cozinha Brasil - programa de educação alimentar da Firjan.
Segundo a concessionária, o programa Comunidade Integrada tem objetivo de aumentar o diálogo entre as comunidades locais e a concessionária, otimizando os serviços prestados e levando mais qualidade de vida e dignidade para todos os moradores. Jurujuba foi escolhida como a primeira região para aplicação do programa e já conta com a presença de um Parceiro Comunitário - colaborador da concessionária que percorre toda a região sanando dúvidas, realizando vistorias de consumo, negociações de débitos, cadastro de novos clientes, troca de titularidade e abertura de Ordem de Serviço (OS) para realização de reparos.
"Desde que comecei a atuar como Parceiro Comunitário, já vi grandes mudanças na região, como a redução de vazamentos, retirada de ramais obsoletos de ruas e travessas, contribuindo para a limpeza da região e a melhoria no abastecimento, entre outras. Os clientes, agora, não precisam se deslocar até o centro da cidade para receber algum atendimento, porque o Parceiro Comunitário está ali, todos os dias",
destaca o parceiro comunitário de Jurujuba, Matheus Lima.
O evento de lançamento contou, ainda, com a doação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do programa Trata Óleo, também realizado pela concessionária. Os moradores puderam entregar óleo de cozinha usado em troca de garrafas novas de detergente. Ao todo, foram arrecadados cerca de 70 litros de óleo de cozinha ao longo do evento. O PEV utilizado ficará em Jurujuba, na Associação de Moradores, para que a população local continue a descartar o material de forma
correta.
"Eu acredito que esse tipo de iniciativa da Águas de Niterói traga muitos benefícios para o Jurujuba, porque precisamos mudar a cultura do nosso bairro em relação à utilização dos recursos sustentáveis. Para isso, é preciso mudar a mente da nova geração", declarou a professora e moradora da região, Lídia Soares.
A Águas de Niterói pretende ampliar o programa para novas comunidades em 2024, contribuindo diretamente para a conscientização da população local e preservação do meio ambiente por meio dos serviços de saneamento básico.