Quarto dia da 5ª Semana dos Direitos Humanos movimenta banco Mumbuca
A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (08/12) uma debate sobre instrumentalização da religião e da igualdade racial pela política. O evento ocorreu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. A iniciativa, que faz parte da programação da 5ª Semana dos Direitos Humanos e acontece até domingo (10/12) em diversos locais do município, debateu sobre os diferentes tipos de religião, sobre o racismo, entre outros assuntos atuais.
“Estamos no quarto dia da semana e estamos espalhando grandes mensagens através dos nossos eventos, levando conhecimento e promovendo movimentos significativos para a população”, disse o subsecretário de Direitos Humanos, Leandro Lima.
O evento, que teve a participação da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos e da coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial, contou com apresentação de música, palestra com a coordenadora de Igualdade Racial, Valesca Souza, que falou um pouco sobre os casos de racismo, sobre comerciais racistas e muitos outros temas; e uma roda de conversa, além da participação do programa Mariele Franco.
Também serão realizadas atividades culturais nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, além de shows, debates e feira popular na Praça dos Gaviões (Itaipuaçu).
Programação da 5° Semana dos Direitos Humanos
Sábado (09/12)
9h – O esporte, a cultura e o lazer como ferramentas de transformação na favela – Local: MCMV Inoã (setor C)
15h – Roda de conversa: A democratização da tecnologia com feira de Inovações Tecnológicas (ônibus do ICTIM), aplicação de flúor (Saúde) e grafite (Cultura de Direitos) – Local: MCMV Itaipuaçu
Domingo (10/12)
9h – Batizado e entrega de cordéis Capoeira MPJ – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
10h às 17h30 – Feira Popular Direitos e Democracia – expositores da Colmeia, Economia Solidária, Expo Mães Amigas de Maricá e artesanato Aldeias São José, além do ônibus tecnológico do ICTIM e Zaion – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
13h – Apresentações do Ruasia, Cultura de Direitos e Coral Indígena – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
14h – Roda de Conversa: Direitos Humanos das Mulheres – Local: Tenda Direitos e Democracia – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
16h30 – Conferência: Direitos Humanos e Democracia – Local: Tenda Direitos e Democracia – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
18h – Show com Cultura de Direitos, Jô Borges, Samba Delas e União de Maricá – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
Sobre o Programa Cultura de Direitos
O programa Cultura de Direitos tem como objetivo desenvolver a capacitação técnica com ações sociais e culturais, por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB).
Polos
– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Recanto: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Recanto: Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto Itaipuaço
– Polo Manu Manuela: Rua 27, número 586, Lote 890, Quadra 26