Como se comportar frente às questões
Por Alexandre Soares
Olá, futuro(a) Aprovado(a), trago aqui minha experiência em concurso público por ter sido aprovado em 16º para Auditor Fiscal do Município de Paty do Alferes (RJ), 23º para Sargento do Exército, Analista do Governo RJ e Especialista em Previdência Social do Governo RJ, sem pretensão de esgotar o assunto.
De forma bem objetiva amigo(a) concurseiro(a), depois que você ler a teoria, assistir videoaula, ler a lei seca e outros materiais, se a disciplina for de humanas, você irá partir para a resolução de questões. Lembrando que eu já vi aprovado que só resolveu questões, não tocou no pdf nem em outro material, mas é a exceção da exceção da regra.
Já quanto à disciplina de exatas, você provavelmente irá aprender fazendo mesmo, sem ao menos ter lido nada sobre o assunto, é natural que isso ocorra, porque exatas tem pouca teoria. Você irá gravar as fórmulas e partir para fazer toneladas de questões.
Partindo do princípio de que você está dentro da regra, quando você estiver resolvendo as questões, você vai pensar o seguinte: existem momentos que você irá acertar; existem momentos que você irá aprender com o erro; jamais você estará errando, porque o erro é altamente pedagógico, quando você aprende com ele e não fica triste com ele e quanto mais você erra, é sinal de que você está descobrindo algo novo.
Se você só acertar, é sinal de que seus estudos estão parados, você não está avançando, porque você está fazendo o que já está careca de saber, em regra. A ideia é você descobrir o desconhecido sempre. Essa evolução precisa acontecer semana após semana.
Nesse sentido, parabéns por você estar errando muito, sinal de que você está aprendendo coisas novas. Entenda de uma vez por todas que fazer questões é como se você estivesse cavando um buraco para fazer um poço, uma cisterna. Quanto mais você cava, mais você descobre que ainda falta muito, você terá uma sensação de que o fim nunca chegará, mas ele estará mais perto do que você imagina. Por isso surge essa sensação de infinito.
Se você virar essa chave agora na sua cabeça, seus estudos passam para o próximo nível. Faça toneladas de questões sempre pensando nisso que eu escrevi. Você pode errar à vontade treinando em casa, nos simulados, só não pode errar no dia do vamos ver, no dia da prova. Você provavelmente já fez muitas questões, mas não o suficiente para passar, só continue e acredite no método da repetição. Só aprende, quem errar, acertar de cara é exceção, da exceção. Essa é a lógica natural.
Agora tendo em mente que é normal errar questões, quando você estiver errando, saiba que o resultado esperado será: você vai sentir prazer, se sentir bem, ter vontade de estudar mais, mesmo se você errar mais do que acertar. É nesse estado emocional que você precisa chegar, essa é uma das finalidades desse texto.
Nós somos resultados do que fazemos repetidas vezes, já dizia Platão. Então, quanto mais você fizer questões, mais afiado(a) você estará para o dia da sua prova, mesmo errando várias questões no início e meio do processo. Até no fim do processo, como concurseiro avançado, você continuará errando e no dia da prova idem, isso é normal, porque o conteúdo é infinito e a banca pode cobrar um único assunto de diversas formas.
No mais, querendo aprofundar ainda mais no assunto, comece a me seguir no Instagram(@profportuguesalesoares), porque sempre estou postando assuntos relevantes sobre o mundo dos concursos públicos. Até lá!