PL protocola PEC da anistia após decisão de Moraes no STF

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Parlamentares do Partido Liberal protocolaram na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição voltada à anistia de investigados e condenados pelos atos de 8 de Janeiro, em reação a decisões recentes do Supremo Tribunal Federal envolvendo a chamada Lei da Dosimetria. O movimento ocorre após decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria e reacendeu críticas de parlamentares do PL sobre o que consideram excessos de judicialização no país. A proposta de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante busca anistiar tipificações como associação criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Segundo a liderança do PL, a iniciativa pretende garantir proporcionalidade nas penas e reforçar a atuação do Congresso Nacional na definição de critérios legais sobre os episódios investigados. O partido afirma ainda que o objetivo é promover segurança jurídica e evitar interpretações consideradas desproporcionais por parte de decisões judiciais recentes. A articulação política agora busca reunir pelo menos cento e setenta e uma assinaturas para que a PEC possa ser formalmente apresentada e seguir para tramitação na Casa Legislativa. Aliados do PL afirmam que o debate também envolve equilíbrio entre os Poderes e o papel do Legislativo na revisão de penas aplicadas em decisões judiciais relacionadas aos atos de 8 de Janeiro. Agora o texto segue para coleta de assinaturas e articulação política na Câmara, etapa considerada essencial para definir se a proposta avançará para análise das comissões parlamentares competentes da Casa Legislativa.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Paralisação começou em 10 de setembro e tem como principal impasse as condições de custeio do Saúde Caixa.
Monitor da ANA aponta expansão do fenômeno, com agravamento em áreas do Norte e do Nordeste e aumento de municípios sob seca severa.
Primeira onda de calor da primavera provoca temperaturas extremas em várias regiões; mudança no tempo é esperada com avanço de frente fria.
Carga foi encontrada em dois veículos após monitoramento de uma embarcação vinda do Paraguai na região de Jupira.
Homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito; dois artefatos explosivos foram detonados de forma controlada.
Entre 25 e 28 de setembro, operações da Polícia Federal no aeroporto resultaram em prisões, apreensões de cocaína e cumprimento de mandados.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.