A Procuradoria-Geral do Estado do Rio e a UFRJ firmaram uma parceria para desenvolver uma ferramenta de análise da dívida ativa com apoio de estatística, ciência de dados e, quando aplicável, inteligência artificial.
O projeto pretende criar um ranking das Certidões de Dívida Ativa conforme a probabilidade de quitação e o tempo estimado para pagamento.
A proposta inclui um painel interativo integrado ao banco de dados, permitindo à Procuradoria trabalhar com informações mais qualificadas para definir estratégias de cobrança.
A parceria terá duração inicial de 24 meses, com possibilidade de prorrogação. A equipe reunirá profissionais com experiência jurídica, contábil e em análise de dados.
A iniciativa busca aumentar a eficiência na recuperação de créditos públicos sem substituir a análise jurídica de cada caso.