Governo Lula tenta barrar inclusão do PCC e CV comoterroristas pelos EUA

Uma conversa diplomática entre o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o secretário de Estado dos Estados Unidos Marco Rubio colocou em pauta um tema sensível para a segurança pública brasileira. O diálogo ocorreu em 8 de março e tratou da possibilidade de os Estados Unidos classificarem organizações criminosas brasileiras como grupos terroristas.

Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, a proposta em análise pelo governo dos Estados Unidos poderia incluir facções como o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho na lista internacional de organizações terroristas.

Durante a conversa, o chanceler brasileiro apresentou a posição do governo federal contrária à medida. A preocupação oficial envolve possíveis impactos diplomáticos, econômicos e jurídicos, além do risco de interpretações sobre eventual atuação externa em território brasileiro.

O tema também surge em meio às discussões sobre uma possível visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, agenda que pode ser reagendada em razão do atual cenário internacional envolvendo tensões no Oriente Médio.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Mais de um ano depois da renovação de sua frota de veículos, a Guarda Civil Municipal de Araruama apresentou um balanço da utilização dos equipamentos para ampliar o patrulhamento e atender ocorrências na cidade.
Campos dos Goytacazes realizará de 21 a 24 de outubro a III Mostra de Robótica das Escolas Municipais, no Jardim São Benedito. A iniciativa reunirá projetos de estudantes de 41 unidades da rede pública municipal,
Os primeiros aprovados no concurso público da Educação de Campos dos Goytacazes começaram a tomar posse na sexta-feira (16). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 60 candidatos foram empossados no primeiro dia.
A Praça Antônio Raposo, em Araruama, receberá de 20 a 22 de outubro a segunda edição do Festival da Alegria, com o tema A Magia do Circo. A programação inclui espetáculos, atividades circenses, oficinas e
Equipes de Araruama realizaram limpeza e desassoreamento de um valão em Três Vendas e patrolamento em vias de Morro Grande, Pontinha e Centro, segundo balanço divulgado em 16 de outubro.
A Caravana Rosa de Araruama realizou sua segunda parada, em Morro Grande, na sexta-feira (16), oferecendo orientação e atendimento voltados à saúde da mulher. Entre as participantes estava Derli Perloni, de 86 anos, que relatou

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.