Motoristas acima de 60 anos já renovam CNH sem sair de casa

Motoristas com idade a partir de 60 anos passaram a contar com mais facilidade para renovar a Carteira Nacional de Habilitação sem precisar enfrentar filas ou deslocamentos desnecessários. Com a ampliação dos serviços digitais dos Departamentos Estaduais de Trânsito, grande parte do processo pode ser realizada pela internet.

O procedimento normalmente começa no portal oficial do Detran de cada estado ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde o condutor acessa o sistema com CPF e senha cadastrados. Após a solicitação, o próprio sistema verifica possíveis pendências administrativas e emite as taxas obrigatórias para pagamento.

Depois da confirmação do pagamento, o motorista agenda o exame de aptidão física e mental em clínica credenciada. A avaliação médica continua sendo obrigatória e é a única etapa presencial do processo.

A legislação de trânsito estabelece prazos diferentes de validade conforme a idade do condutor. Motoristas entre 50 e 69 anos podem receber habilitação válida por até 5 anos, enquanto condutores com 70 anos ou mais costumam ter validade de até 3 anos, conforme avaliação médica.

Após a aprovação nos exames, o novo documento pode ser enviado pelos Correios ou ativado digitalmente no aplicativo oficial.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Mais de um ano depois da renovação de sua frota de veículos, a Guarda Civil Municipal de Araruama apresentou um balanço da utilização dos equipamentos para ampliar o patrulhamento e atender ocorrências na cidade.
Campos dos Goytacazes realizará de 21 a 24 de outubro a III Mostra de Robótica das Escolas Municipais, no Jardim São Benedito. A iniciativa reunirá projetos de estudantes de 41 unidades da rede pública municipal,
Os primeiros aprovados no concurso público da Educação de Campos dos Goytacazes começaram a tomar posse na sexta-feira (16). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 60 candidatos foram empossados no primeiro dia.
A Praça Antônio Raposo, em Araruama, receberá de 20 a 22 de outubro a segunda edição do Festival da Alegria, com o tema A Magia do Circo. A programação inclui espetáculos, atividades circenses, oficinas e
Equipes de Araruama realizaram limpeza e desassoreamento de um valão em Três Vendas e patrolamento em vias de Morro Grande, Pontinha e Centro, segundo balanço divulgado em 16 de outubro.
A Caravana Rosa de Araruama realizou sua segunda parada, em Morro Grande, na sexta-feira (16), oferecendo orientação e atendimento voltados à saúde da mulher. Entre as participantes estava Derli Perloni, de 86 anos, que relatou

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.