Nos últimos meses, as cotações dos ovos atingiram o maior patamar diário da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. O aumento no consumo de ovos pelos brasileiros se deve justamente a essa alta nos preços das outras proteínas. No entanto, a situação se agrava com o aumento também no preço dos ovos, dificultando ainda mais a situação para os consumidores.
Em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, um dos principais produtores de ovos do país, os preços atingiram o maior valor da série histórica. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alertou que, nas últimas semanas de janeiro, o preço dos ovos subiu 40%. Esse aumento é atribuído à alta procura e à baixa oferta do produto. Além disso, os consumidores enfrentam outro problema: o tamanho dos ovos.
Uma portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, em vigor desde 6 de setembro, reduziu o peso médio dos ovos em quase 10 gramas, o que tem sido percebido pelos consumidores. Os estudos do Cepea e da Abras indicam que não há expectativa de redução nos preços pelo menos até o período da Quaresma, quando tradicionalmente há um aumento no consumo de ovos. O mercado já se prepara para essa demanda sazonal, mas os consumidores devem continuar enfrentando preços elevados até lá.
por Jovem Pan
Preços dos ovos atingem valores recordes no Brasil

Os estudos do Cepea e da Abras indicam que não há expectativa de redução nos preços pelo menos até o período da Quaresma - Foto: Freepik
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura