Jovens do Rio participam de 'esquenta' no Rio Open

Valter Davi afirmou que o tênis lhe deu uma oportunidade única na vida - Foto: Marino Azevedo/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os alunos da Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, na Rocinha, participam do "esquenta" do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul e único da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) no Brasil. O Winners reúne projetos sociais que oferecem aulas da modalidade no Rio de Janeiro para uma competição onde ganhar é tão importante como competir. Desde 2015 o projeto do Governo do Estado, mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer - por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, atua na missão de aproximar a modalidade da realidade em que vivem os moradores da comunidade da Zona Sul carioca.

Um dos grandes nomes que a escolinha revelou foi o de Valter Davi, de 15 anos. Atualmente, ele está em 1º lugar no ranking do Rio e em 11º lugar no Brasil. Em 2017, Valter foi o vencedor do Torneio Winners e, como prêmio, foi à Flórida para conhecer uma das maiores escolas de tênis do mundo e que já formou ninguém menos que André Agassi e Serena Williams.

"O tênis me deu oportunidades que talvez eu nunca fosse ter. Já fui aos Estados Unidos duas vezes: uma para treinar e outra para conhecer o meu ídolo Novak Djokovic. Ganhei vários títulos. É muito legal jogar esses torneios porque a gente vai ganhando experiência para vida. É muito legal o Rio Open reunir essa galera aqui no Winners para que a gente possa ter essa troca, mostrar a nossa história e conhecer histórias de outras pessoas", afirmou Valter Davi, que mora na Rocinha.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca, o esporte é um gerador de inúmeras oportunidades.

"É nosso dever, enquanto Estado, promover a inclusão e o desenvolvimento social através do esporte. Projetos, como a Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, devem ser vistos pelo poder público e pela iniciativa privada com extremo carinho e atenção, pois atuam diretamente na formação de cidadãos", disse Fonseca.