Ontem (30), durante "O Caminho para as BiodiverCidades", evento internacional organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) com apoio da Prefeitura de Niterói, 17 municípios assinaram a Declaração De Barranquilla Pelas Cidades Sustentáveis e a Biodiversidade. Focado na discussão de modelos de gestão urbana em harmonia com a natureza, o encontro reuniu prefeitos e vice-prefeitos de vários municípios do Brasil. No final do dia, o grupo ainda conheceu o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP).
"O Caminho para as BiodiverCidades" refletiu a importância de abordar o papel da sustentabilidade para a valorização dos ecossistemas urbanos,
analisando os principais desafios das cidades e promovendo a troca de práticas e experiências que permitam conciliar as demandas de preservação da natureza nas cidades e manter o ritmo de crescimento urbano.
O prefeito Axel Grael disse que Niterói vem fazendo a opção de administrar o município pela sustentabilidade e pela justiça social. Ele ainda lembrou que a cidade tem grande vocação para a inovação nas políticas públicas dentro dessas agendas.
"Niterói é uma cidade com tradição ambientalista e com uma gestão voltada ao cumprimento de
metas. Estamos avançando muito na agenda ambiental, nos aproximando cada vez mais da universalização do saneamento. Mesmo sendo um município no
coração da Região Metropolitana do Estado do Rio, temos 50% do território protegido por áreas de conservação. Temos buscado o caminho da inovação e trabalhado por um protagonismo no combate às mudanças climáticas", explicou.