A Região Leste Fluminense é a segunda do estado do Rio de Janeiro, depois da Capital, com maior saldo de geração de emprego formal no ano. Foram 21,4 mil novos empregos entre agosto de 2021 e o mesmo período deste ano. O recorte analisado pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, considera os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O mais recente levantamento mensal - agosto deste ano - aponta 4,3 mil novos empregos. Esse número é superior ao mesmo mês do ano passado, quando foram registradas 3,5 mil vagas e ainda, maior que julho deste ano, que teve a oferta de 1,8 mil vagas.
"Esse é um resultado positivo para a nossa região. Após passarmos por um período de perdas motivadas pelo longo período da pandemia da Covid-19, como também pelas incertezas da guerra entre Rússia e Ucrânia, observamos esse movimento de retomada de ofertas em empresas e indústrias do nosso estado. Estamos em constante atuação no apoio para que esses índices continuem em elevação", destacou Sérgio Yamagata, presidente da Regional Firjan Leste Fluminense.
Antes de agosto, a última alta deste ano foi no mês de abril, quando se verificou uma retomada nas ofertas, com 3,7 mil novas oportunidades. Entre os segmentos, os que mais se destacaram ao longo do ano foram os de Serviços, Indústria e Construção, e Comércio. No recente levantamento mensal, na região Leste Fluminense, as maiores ofertas foram em Construção, com a abertura de mais de mil vagas, seguido pelo setor de Serviços, com mais de 600 vagas.
Entre os municípios do Leste Fluminense, Niterói está entre as regiões que mais ofertaram novas oportunidades de mercado, com 949 novas vagas. Os setores de Telecomunicações e Alimentos estão entre os que mais geraram empregos. A cidade de Araruama foi a segunda com maior registro de novos empregos formais, com a abertura de 839 vagas, com destaque para as áreas de Construção e Atividades de Transporte. As regiões de São Gonçalo e Saquarema, aparecem na sequência dos municípios que mais contrataram, respectivamente 682 e 675 vagas.
O empresário Samir Ferreira de Carvalho, que atua na área de logística na região Leste Fluminense atualmente opera com uma equipe de 200 profissionais e destaca um crescimento de 20% no quadro do efetivo no ano de 2022. "Acreditamos muito na região, percebemos nela um ótimo potencial para o mercado de logística em diversos segmentos importantes, principalmente nos últimos anos, na pandemia, onde a logística se tornou ainda mais relevante para o mundo", destacou o empresário, que faz parte do Conselho do Leste Fluminense da Firjan e tem negócio estruturado em São Gonçalo.
Destaque na oferta de oportunidades
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura