Qual a diferença de um Líder para um Chefe?

Por Marcelo Felippe* - Foto: Divulgação

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Já parou para pensar o que faz alguém se tornar um líder de verdade? Quais os atributos de alguém que realmente tem liderança?

E o chefe / gestor tradicional, ainda é útil? Alguns pontos que a gestão tradicional utilizava continuam úteis no mundo da liderança, mas precisam receber certas atualizações.

Vamos pensar juntos em 8 atributos e características que nos fazem nos tornar bons líderes:

Facilitador de mudanças

A gestão tradicional buscava o controle. Esse controle continua sendo útil em tudo que é funcional. Nós precisamos controlar as agendas, o tempo das reuniões, os compromissos, ter domínio do tempo, controlar o funil de vendas e as metas.

Mas será que só isso é suficiente?

Na verdade, não. O toque da liderança gera o incentivo e a facilitação para mudanças.

Alguém tem uma ideia melhor?

Alguém acredita que o processo pode ser melhorado?

Alguém criou uma forma mais efetiva de se chegar ao resultado que a empresa quer?

Então por que não implementar?

O líder incentiva as mudanças sem perder o controle, dá vazão a criatividade da equipe buscando a efetividade das ideias geradas.

Todos se sentem parte do processo, todos são ouvidos, a ideia de todos pode ser implementada, desde que baseada em métricas e efetividade.

Fazer com que as pessoas queiram fazer as coisas

Os gestores tradicionais eram mais da prática de fazer as pessoas fazerem as coisas. O líder otimiza isso, fazendo com que cada colaborar queira fazer aquilo que precisa ser feito.

E como o líder faz isso?

Encontrando as intercessões entre o que a empresa quer e o que o colaborador quer. Dessa forma, quando busca suas próprias necessidades, cada colaborador também vai atender as necessidades da empresa.

Foco nas pessoas

O gestor tradicional foca nos processos, quer que as pessoas se adaptem aos processos da empresa. Vale mais seguir o processo tradicional mesmo que o colaborador tenha que abrir mão de alguma característica importante para a empresa.

Por exemplo, se um gestor de negócios é muito bom em negociar e trazer novos acordos, será que vale essa pessoa diminuir o número de reuniões e acordos para preencher todo o sistema da empresa?

Ou será que vale construir uma equipe usando as melhores características de cada um, de forma que o gestor de negócios vai fazer negócios e alguém que é bom em processos vai manter tudo atualizado?

Esse é o papel do líder, reconhecer o melhor de cada colaborador e combinar as equipes para que cada um dê o melhor de si, sempre atendendo os processos da empresa.

Projetar o futuro em busca de respostas

O gestor tradicional fica apegado ao passado, filtrando novas ideias baseado no que funcionou ou não no passado. A líder projeta o futuro, faz perguntas aos colaboradores para criar uma projeção de cada ideia e validar sua viabilidade ou não.

Dessa forma, o próprio colaborador, respondendo as perguntas, percebe se sua ideia funciona ou não em vez de ter a voz externa de uma pessoa (o Líder) dizendo se a ideia é boa ou não.

O resultado é de todos

Para o líder, quando a equipe alcança o resultado, o mérito é de todos.

Da mesma forma, quando algo não dá certo, ele toma a frente, mas puxa também a responsabilidade de cada um.

Cada um sendo responsável por sua parte e todos trabalhando juntos faz com que as equipes atinjam um nível de performance cada vez maior.

Poder pessoal

A verdadeira liderança não depende de cargo, depende de postura e atitude.

Os grandes líderes nem precisam ter cargos. São àqueles que são seguidos naturalmente, que conseguem envolver os demais em suas ideias e filosofias, trazendo frutos para todos os envolvidos.

Incentivo ao desenvolvimento.

O gestor tradicional gosta de dizer como as coisas devem ser feitas, já o líder incentiva cada um a aprender, a encontrar suas respostas, a se desenvolverem em suas áreas.

E como ele faz isso?

Ensinando através de perguntas, fazendo cada um aprender colocando a mão na massa em vez de receber a resposta pronta.

Feedback contínuo.

O gestor tradicional só dá feedback no momento da correção e, normalmente, sem levar muito em consideração o impacto emocional na sua forma de se comunicar.

Já o líder dá feedback constante com foco no desenvolvimento, deixa claro o que foi bem-feito e o que pode ser melhorado, criando um compromisso contínuo de evolução e crescimento de todos, mas também de valorização do potencial de cada um.

E você, como pode aplicar esses princípios de liderança para ser um líder ainda melhor?

Que parte do "gestor tradicional" ou "chefe" está no momento de você superar para ser alguém que sua equipe admire?

@marcelofelippecoach

*Marcelo Felippe é pós-graduado em Psicologia e Saúde Mental. Mestre em Psicologia e Holística e coaching pessoal e liderança organizacional