Por Redação
Estudantes do Ciep 410 Patrícia Galvão Pagu, em Santa Izabel, São Gonçalo, serão os primeiros do município a receber o projeto Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tec). A unidade, que será reinaugurada hoje, às 9h, é a primeira das cinco E-Tecs que serão entregues no município pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ).
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, E-Tecs é um projeto piloto do Governo do Estado que está modernizando a estrutura física e pedagógica de 50 Cieps para melhorar a qualidade do ensino público fluminense. Desde julho, 22 E-Tecs já foram implantadas em escolas da capital e do interior do estado. Todas as unidades E-Tecs são sustentáveis e receberam painéis solares. Estão equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira que irão reforçar a alimentação dos estudantes e de suas famílias. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual - as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade.
Nesta primeira fase, o ensino será em tempo integral para as turmas do 1º ano, que terão aulas de artes, robótica, games, educação ambiental, empreendedorismo entre outras. A ampliação da carga horária será estendida aos demais anos a partir do ano que vem.
"Pouquíssimas escolas particulares dispõem de toda essa tecnologia. Esse é um sonho, um caminho sem volta que está se tornando realidade para transformar o futuro dos jovens de São Gonçalo", frisou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
Além do Ciep E-Tec 410 Patrícia Galvão Pagu, no bairro Santa Isabel, outras quatro unidades estão sendo modernizadas na cidade e serão entregues em 2023. São elas: Ciep E-Tec 306 Deputado David Quindere, no Jardim Catarina, Ciep E-Tec 052 Prof. Romanda Gouveia Gonçalves, no Boa Vista, Ciep E-Tec 050 Pablo Neruda, no Laranjal e Ciep E-Tec 412 Doutor Zerbini, no Colubandê.