SG: hospital inclui mais procedimentos

Hospital do Câncer e do Coração é o antigo Hospital Franciscano - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em um mês de pleno funcionamento, o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), o antigo Franciscano, na Lagoinha, contabiliza procedimentos e cirurgias realizadas. Ao todo, 175 intervenções foram concluídas desde o dia 2 de dezembro do ano passado, quando a unidade passou a realizar os primeiros cateterismos em São Gonçalo. Neste mês de janeiro, novos procedimentos começarão a ser feitos no HCCOR: as operações neurológicas, reparadoras de mama e as oncológicas de tireoide, urológicas e ginecológicas.

Ainda em dezembro, outras operações começaram a ser realizadas: revascularização (cirurgia do coração conhecida como peito aberto), as oncológicas de mama e as angioplastias. Ao todo - até esta quarta-feira (4) - 145 pacientes foram submetidos ao cateterismo; 18 realizaram a angioplastia; três a revascularização e nove mulheres retiraram cânceres de mama.

"Estamos incluindo novas cirurgias aos poucos até atingir a capacidade máxima e realizar todas as cirurgias que estão programadas para a unidade. Já a partir de janeiro, 20 revascularizações serão realizadas por mês. O nosso objetivo é dar mais dignidade aos gonçalenses, que não vão mais precisar sair da cidade e esperar meses para realizarem os procedimentos. Todos os pacientes que estavam internados em hospitais de São Gonçalo aguardando cateterismo em dezembro já realizaram o procedimento", disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

O HCCOR conta com quatro centros cirúrgicos, 49 leitos e tem capacidade para realizar 70 cateterismos, 20 cirurgias de revascularização e 20 angioplastias por mês. É uma unidade de referência de alta complexidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos.