Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras em Niterói

Axel recebeu uma moção de agradecimento pela atuação nas questões do clima - Foto: Alex Ramos/Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Axel Grael e o secretário do Clima, Luciano Paez, foram os convidados da Ordem dos Advogados do Brasil/Niterói para dar palestras sobre o tema "Cidade Resiliente e Mudanças Climáticas", na última segunda-feira. O prefeito afirmou que o Dia Mundial do Meio Ambiente é um dia de reflexão para que as pessoas se mobilizem em torno da questão da sustentabilidade e da questão climática.

"Quero chamar a atenção sobre uma questão importante. Durante a Rio 92, um dos conceitos que saíram mais fortalecidos era agir localmente e pensar globalmente. Nunca gostei muito desse conceito porque a nossa responsabilidade é muito mais do que isso. Não dá para agir localmente e delegar a outros fazerem o que é preciso na escala nacional e na escala mundial. Precisamos agir localmente, regionalmente, nacionalmente e planetariamente para fazer essa transição entre a realidade de hoje e uma realidade sustentável com uma economia de baixo carbono", disse Axel Grael, que ressaltou que as cidades devem ter protagonismo nas ações de sustentabilidade.

O secretário do Clima destacou o trabalho que Niterói vem realizando no caminho da sustentabilidade. Luciano Paez lembrou que a cidade foi ousada e saiu na frente no Brasil ao criar a secretaria do Clima.

"Foi uma missão difícil porque não tinha de quem copiar. Trabalhamos em conjunto criando políticas públicas. Trabalhamos com o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, que reúne o poder público, universidades, sociedade civil e empresários. As secretarias também conversam sobre Clima e agem em conjunto", disse Luciano Paez.

O secretário destacou também o Parque Orla Piratininga (POP), projetos de neutralização de carbono, parcerias com a UFF no uso de energia solar e o trabalho de educação ambiental em escolas.

Axel Grael e Luciano Paez receberam uma moção de agradecimento da OAB/Niterói pela atuação nas questões do clima e de sustentabilidade.