Namorados: aposta do comércio

Comerciantes estão otimistas com as vendas para o dia dos namorados, uma das datas mais importantes para o setor - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Niterói
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O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Niterói, Charbel Tauil, diz que o comércio está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados. Ele aposta num crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, como aponta levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil. Charbel lembra que a data é uma com maior volume de vendas no ano, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

"As lojas procuram se preparar para dar conta da demanda, providenciando estoques, decorando vitrines e fazendo promoções para atrair os clientes apaixonados", conta Charbel Tauil, lembrando que recente pesquisa da Fecomércio RJ revelou que 65% dos consumidores devem optar por comprar os presentes em estabelecimentos físicos, o que mostra a força das lojas de rua e de shoppings.

Charbel Tauil diz que os ítens mais procurados devem ser roupas, perfumes, cosméticos, calçados, bolsas e acessórios, além de joias e bijuterias, que também costumam ter elevada procura.

O presidente do Sindilojas, no entanto, lamenta mais uma vez a falta de apoio do poder público, que não possui um calendários de eventos ligados a datas comemorativas para ajudar a alavancar ainda mais o comércio em diferentes pontos da cidade.

"É um investimento garantido que retorna em forma de arrecadação, geração de emprego e renda para cidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do cidadão", finaliza.

Crescimento nas vendas - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de vendas do comércio varejista fluminense para o Dia dos Namorados deverá totalizar R$ 204,2 milhões. O carro-chefe das vendas associadas à data é o segmento de vestuário, calçados e acessórios, que tem a estimativa de movimentar, em todo o país, R$ 1,021 bilhão, seguido pelo segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 782 milhões).

De acordo com a Confederação, o Dia dos Namorados deverá totalizar, em todo o país, R$ 2,54 bilhões em vendas. O resultado está acima do patamar pré-pandemia, que foi de R$ 2,53 bilhões em 2019. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 61% dos consumidores pretendem presentear na data. De acordo com o levantamento, 99,7 milhões de pessoas devem ir às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.

"O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo, em termos de movimentação financeira, e é de grande importância para o comércio", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Cartilha do consumidor - Com a proximidade do Dia dos Namorados, quando o volume de compras, tanto em lojas físicas como em ambientes virtuais aumenta, o Procon Estadual lançou a cartilha de dicas para o consumidor quanto aos cuidados a serem tomados no momento das compras (acesso pelo link https://bit.ly/Cartilha-ProconRJ-Dia-dos-Namorados-2023).

Nas dicas apresentadas, o Procon RJ faz apontamentos que podem evitar aborrecimentos não só para o Dia dos Namorados, mas para qualquer momento em que se dê a relação de consumo, pois esclarece sobre política de troca, direito de arrependimento, couvert artístico, cuidados em compras virtuais, dentre outras práticas. Assim como os especialistas que colaboraram orientam quanto ao chamado "Golpe do Romance", quanto às informações que devem conter em produtos importados, Geopricing, além de chamarem atenção para as ditas promoções de "Entrega Grátis".