Huap ganha câmara de cintilografia

Equipamento possibilita a realização de exames mais assertivos - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No início deste mês, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu uma nova câmara de cintilografia. A doação, realizada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIAE), sediada na Áustria, por meio de uma parceria com a UFF, tem como objetivo aprimorar os exames e tratamentos oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como impulsionar estudos e projetos pesquisa.

A câmara de cintilografia é uma ferramenta importante para a área da saúde, pois obtém imagens detalhadas do interior do corpo humano, auxiliando, assim, no diagnóstico de diversas doenças e na escolha do tratamento mais adequado. Com essa tecnologia, os profissionais do Huap terão acesso a imagens de alta qualidade, permitindo uma análise com mais acuidade dos problemas de saúde dos pacientes atendidos via SUS. Dentre as aplicações estão: identificação de doenças cardiovasculares e de distúrbios da tireoide; diagnóstico de câncer; avaliação da função renal e pulmonar.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Nóbrega, relatou que, com o novo equipamento, o Hospital consolida-se como referência na área da saúde, oferecendo diagnósticos precisos e tratamentos inovadores, além de fortalecer-se como um centro de excelência para pesquisa e treinamento em medicina nuclear.

"Esse avanço reafirma nosso compromisso com a saúde de nossa comunidade, proporcionando acesso a tecnologias de ponta, além de potencializar nosso papel na formação de novos profissionais".