Já parou para pensar quais os fatores que impactam na hora de se comunicar bem?
O que faz a diferença quando queremos influenciar, convencer, motivar ou simplesmente informar?
Você pode pensar na condução de uma reunião, em uma conversa difícil com alguém ou até uma palestra, tem alguns segredos que são essenciais em todos os cenários.
O primeiro é o domínio emocional. Saber entender e dominar suas emoções é diferente de querer controlar. Depois de vários anos dando treinamento de comunicação harmônica e oratória ou até nas mentorias sobre o assunto, ficou evidente que não basta a pessoa dominar a técnica, ela precisa dominar a si mesma.
Dominar as emoções é fácil de falar e difícil de fazer, não somos treinados para isso durante nossa educação.
Normalmente, só vamos olhar para essa questão quando as coisas já não estão funcionando ou quando o desgaste para fazer funcionar já está demais e cobrando um preço alto.
Por isso, procure agora mesmo meios e ferramentas para entender suas emoções, seja terapia, sejam cursos para isso. A comunicação é a base dos relacionamentos e, sem harmonia emocional, essa comunicação fica cheio de ruído.
O que acha de começar a ler sobre o assunto, escutar um podcast sobre o assunto ou, de alguma outra forma, começar a ter contato com esse assunto de forma constante?
Dominar e entender as emoções traz benefícios bem além da comunicação. Experimente e comprove por si mesmo.
O segundo segredo é estar presente.
Na hora em que está interagindo com uma pessoa ou grupo, nada que está fora importa naquele momento: as contas para pagar, seu próximo compromisso, ... a única coisa que importa é estar presente para seu público, ter consciência do que fala, de como fala, do seu corpo, dos seus gestos e de como isso chega as demais pessoas envolvidas.
Um dos grandes desafios da comunicação são as coisas que fazemos sem sequer percebemos. Seja a forma como usamos nosso tom de voz, seja nossa linguagem corporal, o que fazemos inconscientemente pode gerar muitos estragos que só vamos perceber ao longo do tempo.
E como se manter presente? Como estar atento ao que acontece dentro de você e ao seu redor?
Comece respirando e se percebendo, tome consciência dos seus gestos, das suas expressões, do seu tom verbal, ... crie pequenos momentos diários para treinar isso.
Quanto mais presente conseguir estar em cada momento, mais rápido vai perceber as coisas e conseguir mudar se necessário for.
O terceiro segredo que está diretamente ligado aos dois primeiros é a sua voz. Como é seu tom? Você fala rápido ou devagar? Sabe dar ênfase quando necessário? Sabe mudar seu tom? Sabe projetar sua voz sem desgastá-la?
Dominar sua voz também passa por dominar sua respiração. Aliás, dominar sua respiração ajuda diretamente nesses 3 segredos iniciais.
Escute seus áudios de WhatsApp, perceba seu tom, sua forma de se expressar. Experimente variar isso e perceba se está congruente com a mensagem que quer passar.
Seu tom, por exemplo, vai ditar o fluxo emocional da sua palestra ou da sua conversa. Saber alterar esse tom conscientemente é algo fundamental para mudar o rumo da prosa sempre que necessário.
O quarto segredo é "falar com" em vez de "falar para". Mas Marcelo, o que é isso?
Falar com significa envolver sua plateia ou a pessoa que está na sua frente no assunto. Fazê-la se sentir parte, participar. Falar para é simplesmente informar.
O que você prefere, alguém dando uma informação para você sem tom emocional, apenas com um tom descritivo ou envolvendo você no conteúdo de forma que você nem perceba o tempo passar? Quando você vai fazer um treinamento, por exemplo, qual dos dois tipos de Facilitadores você prefere?
O que você pode começar a ajustar no seu jeito de se comunicar para envolver mais as pessoas?
Só lembre que, em nenhum momento, você deve perder sua essência. Aprenda as técnicas e coloque cada uma para funcionar dentro do seu estilo, não queira copiar o do outro.
O quinto segredo é a linguagem não verbal, aquilo que seu corpo comunica.
Seu tom de voz precisa combinar com seu corpo e com seus gestos.
A maioria dos estímulos que temos ainda são visuais, por isso, uma linguagem corporal alinhada com seu discurso desenha na cabeça das pessoas o que você está comunicando.
E sabe o que é interessante? Todos esses segredos vão "conversar" entre si. Para você melhorar sua linguagem corporal precisa estar presente para perceber como faz hoje e como pode evoluir nisso.
Você não vai conseguir ter uma linguagem corporal harmônica se não tiver domínio das suas emoções.
Qual é a moral da história?
Aprenda a desenvolver esses 5 segredos e praticamente todos os aspectos da sua vida serão influenciados de alguma forma com sua mudança. Experimente e veja o resultado.
@marcelofelippecoach
* Marcelo Felippe é pós-graduado em Psicologia e Saúde Mental. Mestre em Psicologia e Holística e Coaching pessoal e Liderança Organizacional.
Os 5 segredos da comunicação eficaz
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura