Niterói em estágio de atenção devido ao acumulado de chuva

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói se encontra estágio de atenção devido aos acumulados de chuva dos últimos dias e a previsão de permanência de chuva fraca a moderada para os próximos dias, informa a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia. A Defesa Civil orienta para que a população durante esses períodos de chuvas contínuas evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos e siga as orientações do órgão. Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.

No final de semana, os maiores acumulados de chuva em 24h foram registrados no bairro Engenho do Mato, com 70mm. Houve registro de ocorrências pontuais, sem necessidade de acionamento das sirenes. A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia atendeu a duas ocorrências neste final de semana, sem gravidade.

Em Jurujuba, foi identificado um deslizamento de terra que não atingiu residências. Não há registro de feridos, desalojados ou desabrigados.

"Em função da continuidade das chuvas e o consequente aumento dos acumulados, o que eleva o risco para deslizamentos, estamos destacando equipes específicas da Defesa Civil para realizarem monitoramentos específicos nas áreas de maior vulnerabilidade do nosso município, que já foram previamente mapeadas. Esse monitoramento tem por finalidade verificar sinais antecipados de possíveis situações de emergência. É muito importante deixar claro que esse monitoramento que vai ser realizado, conta com a participação importantíssima dos voluntários dos núcleos de defesa civil, que atuam junto conosco para reduzir os riscos nas respectivas áreas. Hoje a Defesa Civil conta com mais de 2.700 voluntários que colaboram com nossas ações", explica o secretário de Defesa Civil e Geotécnica, Walace Medeiros.

Outra orientação é que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Estágios - A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco. Em caso de emergências, a população pode ligar para 199 ou 2620-0199.