BRT fará o transporte até a Bienal

Embarque para a Bienal terá sinalização especial para o público que vai de BRT - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A MOBI-Rio montou uma operação especial para levar o público de BRT até a Bienal do Livro 2023. Nos fins de semana do evento e no feriado de 7 de setembro, quando é esperado um público maior, o BRT terá um serviço especial (SE010), das 9h às 21h, partindo do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, mais próxima à entrada da Bienal.

Nos dias úteis, haverá reforço de ônibus, que sairão a cada 10 minutos, nas linhas 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico), 51 (Recreio x Vila Militar) e 41 (Madureira x Recreio - Expresso), que também fará parada na estação Olof Palme.

O embarque para a Bienal do Livro, partindo dos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio, Paulo da Portela e Centro Olímpico, além da estação Morro do Outeiro, terá sinalização especial para o público que vai de BRT. Operadores da MOBI também estarão nesses locais orientando os passageiros.

A CET-Rio atuará com equipe de 50 operadores de tráfego

Aos sábados, domingos e feriados, dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, quando a expectativa de público da Bienal do Livro é maior, a Rua Pedro Calmon será interditada entre a Avenida Salvador Allende e a Rua Abrahão Jabour, das 8h às 23h. Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, será implantada operação de trânsito específica, que contará com 50 pessoas por dia, entre funcionários da CET-Rio e operadores de tráfego contratados, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas.

Ainda com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. Serão utilizados 14 painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre as condições de trânsito e as rotas de desvio.

Nos horários do evento é recomendado que os motoristas da região utilizem a rota Avenida das Américas/Avenida Ayrton Senna para a ligação até a Linha Amarela em função da possível sobrecarga na circulação de veículos na Avenida Salvador Allende e na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.