UFF sobe seis posições no ranking das universidades

Instituição federal com sede em Niterói agora é a 16ª do Brasil - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No último ranking mundial divulgado pela QS World University Rankings 2024, a Universidade Federal Fluminense (UFF), sediada em Niterói, alcançou a 16ª colocação entre as universidades brasileiras, subindo seis posições em relação a 2023. Além disso, a UFF subiu do 61º lugar para o 55º no ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe, e está classificada entre as 31 melhores universidades do Cone Sul, apresentando uma progressiva melhora em sua pontuação e classificação nos últimos dois anos.

QS World Ranking utiliza uma metodologia baseada em seis métricas simples que objetivam captar o desempenho das universidades em nível global: reputação acadêmica, reputação do empregador, proporção corpo docente/estudante, citações por corpo docente, percentual de docentes estrangeiros e percentual de estudantes estrangeiros. Em 2024, foram incluídos ainda novos indicadores de empregabilidade, participação na rede internacional de pesquisas e sustentabilidade.

Para o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o resultado é decorrente de muito empenho: "Temos trabalhado continuamente e de maneira intensa no avanço da presença da UFF no território do estado, do país e nas relações internacionais, e na qualificação de todas as suas ações. Não trabalhamos pelos rankings, mas pela estrutura e bom funcionamento da universidade. Por vezes, os rankings capturam e traduzem de forma fiel as mudanças. No caso, todo esse trabalho que temos feito", comemora.