São Gonçalo vacina animais contra a raiva neste sábado

Imunização é para os animais com mais de três meses de vida que não estejam doentes - Foto: Julio Diniz / Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realiza, neste sábado (7), a primeira etapa da vacinação antirrábica para cães e gatos. A imunização é para os animais com mais de três meses de vida que não estejam doentes. As fêmeas gestantes ou amamentando filhotes também não podem ser vacinadas. Estarão disponíveis 67 pontos de vacinação, das 8h às 17h. Para ter a vacinação garantida, os gonçalenses devem chegar até as 16h30 nos locais.

Os gonçalenses podem levar os animais em qualquer local para a vacinação, independente do endereço. É importante que os cães estejam com coleiras e, no caso dos ferozes, com a focinheira e sempre conduzidos por um adulto para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas e acidentes. Animais doentes, com febre, diarréia ou outras enfermidades não devem ser vacinados.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, não tem cura e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte. É uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) e o vírus pode estar presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães e gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres podem transmitir a doença.