Água recuperada em S. Gonçalo

Melhorias na rede de distribuição de São Gonçalo garantem recuperação de volume de água suficiente para abastecer 56 mil pessoas por dia, diz a Águas do Rio - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os reparos realizados pela Águas do Rio em São Gonçalo ajudaram na recuperação de mais de 11 milhões de litros de água que se perdiam diariamente nas redes de distribuição do município. Esse volume é suficiente para abastecer cerca de 56 mil pessoas no mesmo período. Os serviços da concessionária aconteceram durante a parada preventiva do Sistema Imunana-Laranjal, feita pela Cedae, entre as madrugadas de quinta e sexta-feiras (5 e 6).

Segundo o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Augusto Freitas, desde o ano passado a empresa vem aproveitando essas paralisações anuais, realizadas pela companhia estadual, para executar uma série de melhorias nas estruturas do abastecimento.

"Ano passado fizemos 24 intervenções simultâneas, e algumas tinham como objetivo específico acabar com vazamentos nas redes. Essas ações deram fim ao desperdício de uma quantidade capaz de abastecer seis mil pessoas por dia. Agora, conseguimos integrar ao sistema um volume bem superior, equivalente a cinco piscinas olímpicas de água a cada 24h. Nós não identificamos um desperdício aparente, ou seja, um vazamento que podia ser visto a olho nu em uma tubulação. No entanto, por meio de sondagens, que é tipo um mapeamento feito em nossas redes, percebemos a necessidade de realizar essas intervenções para evitar que este volume expressivo de água continuasse sendo perdido em alguns trechos", explicou Freitas.

Melhor controle e segurança operacional - A ação, que faz parte do Programa de Combate às Perdas de Água Tratada da companhia, contou também com a troca e implantação de registros, capeamento de redes e a setorização de trechos do sistema, o que traz maior controle e segurança operacional, além de permitir que uma manutenção seja realizada localmente, sem precisar suspender o fornecimento de toda a região.

O diretor da Águas do Rio acrescenta que essas melhorias no sistema beneficiarão direta e indiretamente o abastecimento de aproximadamente 705 mil pessoas de São Gonçalo e Maricá, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu.

A normalização do fornecimento de água segue ocorrendo de forma gradativa, em até 72 horas, após o restabelecimento da operação plena do sistema operado pela Cedae. A empresa está à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.

Reparos em Imunana-Laranjal - A Cedae concluiu, às 21h de quinta-feira (5), a manutenção anual preventiva do Sistema Imunana-Laranjal, que atende cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. A operação do sistema foi retomada gradativamente após a conclusão dos serviços, atingindo 100% da capacidade de produção de água às 2h40 de ontem (6).

A manutenção, que mobilizou mais de 200 profissionais da Companhia, incluiu reparos e correções necessárias, como instalação de equipamentos, reparos de vazamentos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das instalações. A ação foi feita para aumentar a segurança operacional do sistema, garantindo o abastecimento contínuo durante o verão, período de maior consumo de água.

Redução no sistema Guandu - As fortes chuvas registradas na noite de quinta-feira e na manhã de ontem causaram alterações na qualidade da água bruta do Rio Guandu. Por conta disto, a Cedae informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu opera com 90% de capacidade desde as 10h20 de ontem (6). A medida foi adotada pela Cedae para garantir a qualidade da água tratada distribuída à população.

Técnicos da Companhia monitoram as condições do manancial para retomar a produção total assim que a situação se normalizar.

As concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio Saneamento, responsáveis pela distribuição de água nas áreas atendidas pelo Sistema Guandu, já foram comunicadas.

O prazo para normalização total do abastecimento nas regiões atendidas deve ser informado pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação.