No dia 5 de outubro foi comemorado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas e o comércio online tem sido um grande propulsor para esses negócios. Apenas no terceiro trimestre de 2023, as PMEs do estado do Rio de Janeiro movimentaram R$59,5 milhões com vendas online, valor 14% superior em comparação ao ano passado (R$ 52 milhões). Dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
De julho a setembro, houve um aumento de 55% sobre a quantidade de produtos vendidos online no estado, passando de mais de 708 mil para 1,1 milhão. Os setores que mais faturaram foram: Moda (R$ 21 milhões), Acessórios (R$ 6,6 milhões) e Joias (mais de R$ 4 milhões).
"Os resultados mostram que os micros, pequenos e médios empreendedores têm um papel muito importante na economia brasileira e que, apesar dos desafios, buscam estratégias criativas e inovadoras para destacarem suas marcas e venderem mais. Neste sentido, o comércio online tem sido um poderoso aliado para aumentar o faturamento desses negócios, seja pela facilidade de criar um e-commerce e fazer a sua gestão, assim como por demandarem menores custos operacionais em comparação com uma loja física", explica Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
Perfil do empreendedor online - Um estudo realizado pela Nuvemshop aponta dados sobre o perfil dos empreendedores brasileiros e como eles atuam no comércio online. A maioria começou a comercializar no ambiente virtual utilizando o Instagram (56%). Cerca de metade deles começaram vendendo pelo site próprio da sua marca (50,5%) e 46% iniciaram também pelo WhatsApp.
A pesquisa também mostra que os lojistas estão em diferentes fases da sua jornada empreendedora. Cerca de um terço deles tem a loja virtual há menos de um ano. Por outro lado, 25% dos empreendedores online já têm o e-commerce da sua marca há mais de 3 anos.
Em relação aos segmentos, Moda é o mais explorado pelas PMEs online, representando 30% dos negócios. Em seguida estão Acessórios (17%) e Casa & Decoração (10%).Além disso, o levantamento também indica os tipos de produtos vendidos online: 41,5% dos lojistas preferem trabalhar com revenda de produtos nacionais, enquanto 35% têm fabricação artesanal própria.
PMEs crescem em venda online
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