Operação Acolhida faz 5 anos

Sessão solene na Câmara homenageia os 5 anos da operação Acolhida A ação humanitária presta atendimento a refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima. Cerimônia acontece por iniciativa do deputado Eduardo Pazuello (PL). - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O deputado federal Eduardo Pazuello (PL) realizará uma Sessão Solene na Câmara Federal, em Brasília (DF), para homenagear os cinco anos da Operação Acolhida. A cerimônia será realizada no dia 17 de outubro, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães. Iniciada em 2018 pelo estado brasileiro, a ação comunitária tem o objetivo de prestar atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima e conta com o apoio de mais de 100 parceiros, entre entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas.

Segundo dados da plataforma R4V, o número de venezuelanos que abandonaram o país nos últimos anos ultrapassa os 7 milhões. O Brasil é o quinto destino mais procurado por eles. De 2017 até janeiro de 2023, mais de 850 mil pessoas afetadas pela situação na Venezuela ingressaram em território brasileiro e cerca de 500 mil solicitaram regularização documental em busca de proteção internacional, oportunidades e integração local.