Pacto Niterói Contra a Violência avança com ações em outubro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Pacto Niterói Contra a Violência, que é uma política pública de segurança e de prevenção à violência da Prefeitura de Niterói, com o objetivo estimular o fortalecimento da cultura da paz, a valorização da vida, o potencial do ser humano e a participação do poder público e da sociedade, avança nas suas estratégias e programações. Este mês acontecerão dois importantes eventos: Na próxima terça-feira (24) acontecerá o lançamento oficial do projeto "Território da Juventude". Já no dia 27 a cidade vai sediar o Seminário Internacional de Parentalidades e Vulnerabilidades e as inscrições estão abertas.

"O lançamento do Programa Território da Juventude será uma oportunidade para celebrarmos com a comunidade essa jornada de transformação. Durante o evento teremos a oportunidade de discutir e ouvir discursos inspiradores, conhecer os jovens beneficiários e compreender como esse projeto está esculpindo o futuro da juventude. Estamos continuando com projetos que fortalecem valores como empatia, solidariedade e fraternidade. O Projeto Território da Juventude faz parte do eixo prevenção com jovens da Comunidade do Viradouro, em situação de vulnerabilidade que já se inscreverão e que participarão de atividades educativas e socioculturais. O projeto é piloto na cidade e tem como foco a proteção social", explicou Graça Raphael, coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência.

Com investimentos municipais de R$ 304 milhões, o Pacto Niterói Contra a Violência atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

Dentre os objetivos traçados, está identificar possíveis riscos à violência, oferecer proteção e cuidado intervindo em situações de sofrimento, exclusão, discriminação, violação de direitos e outras expressões da questão social, com o propósito de prevenir o agravamento do risco e ampliar a rede de apoio a esses jovens. O projeto conta com a parceria do Instituto de Projetos Socioambientais (IPROSA).

Durante os meses do projeto, os jovens vão participar de vivências culturais que promovam inovações no Complexo do Viradouro por meio de linguagens artísticas e/ou culturais, que serão ofertadas através de oficinas de Teatro, Cinema, Arte e História, Especialistas e Orientadores, irão através destas oficinas colaborar para que o jovem fortaleça seus conhecimentos, socioculturais e tecnológicos, potencializando deste modo os recursos de fotografia e filmagem com celular, que poderá posteriormente se tornar uma oportunidade de emprego.