Zona Oeste afetada pelos ataques

Campus da Uerj na Zona Oeste teve aulas suspensas nesta terça-feira - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os ataques ao transporte público do Rio de Janeiro, realizados por milicianos na tarde e noite de segunda-feira (23), deixaram mais de 13 mil alunos sem aulas entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (24).

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, 12 unidades suspenderam as aulas noturnas nas áreas afetadas pelos ataques, afetando cerca de 2,9 mil alunos.

Nesta terça-feira, nenhuma escola estadual foi fechada, segundo a secretaria, mas há baixa adesão de alunos. A pasta afirma que a direção das unidades escolares possui autonomia para tomar as providências necessárias visando preservar a integridade física de alunos, professores e funcionários.

O funcionamento das universidades públicas na região metropolitana do Rio de Janeiro foram afetados nesta terça-feira (24).

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) suspendeu as aulas de seu campus Zona Oeste nesta terça-feira, "devido à situação de insegurança e precariedade no sistema de transportes públicos".

Nas demais unidades e campi da Uerj, as atividades foram mantidas, com abono de eventuais faltas de estudantes, servidores e colaboradores atingidos pelos impactos dos conflitos.

A decisão de suspender aulas também foi tomada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). "Considerando que grande parte da comunidade acadêmica reside em região conflagrada, a Reitoria recomenda que os servidores e alunos não se exponham a riscos e evitem locomoção na cidade", divulgou a universidade na segunda-feira. "Desse modo, as atividades presenciais na Universidade foram suspensas nesta terça-feira, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais".

Já a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) adotou atividades remotas nesta terça-feira após os ataques realizados por milicianos contra o transporte público da capital fluminense. Os dois principais campi da universidade ficam em Seropédica e Nova Iguaçu, cidades vizinhas à zona oeste do Rio.

Por conta dos alunos e profissionais afetados pelos ataques, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que todas as faltas ontem devem ser abonadas.

"Além disso, devem ser asseguradas segundas chamadas das avaliações discentes que ocorreram em 23/10.

Fonte: Agência Brasil