Neste sábado (28), a partir das 10h, será aberta a exposição "Mekukradjá Obikàrà: com os pés nos dois mundos", no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói). Na área externa, haverá ampla programação gratuita com demonstração de cantos e danças tradicionais, projeção de arte Kayapó na fachada do museu, show do rapper Matsi, que é sobrinho-neto do cacique Raoni), além de serviços pagos como a feira de artesanato indígena Kayapó, pintura corporal e foodtrucks.
A abertura contará com a presença de lideranças Kayapó, como cacique Raoni, Tuíre Kayapó, Megaron Txucarramãe, Dotô Takak Ire, Patkore Kayapó, Bepunu Kayapó, Maial Paiakan e Beptuk Kayapó.
Com curadoria do Coletivo Beture, o primeiro de cineastas Mebêngôkre-Kayapó, a mostra reúne mais de 100 fotografias, vídeos inéditos e peças de artesanato que irão contar a história do povo Kayapó desde o seu contato com os brancos. "Mekukradjá Obikàrà: com os pés em dois mundos" é uma realização do Tradição e Futuro na Amazônia (TFA), projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). A Conservação Internacional Brasil e as organizações representativas parceiras do projeto, os institutos Kabu e Raoni e a Associação Floresta Protegida apoiam a iniciativa.
Programação:
10h - Abertura do Museu e entrada simbólica dos indígenas na exposição
10h30 - Início da feira de artesanato (haverá pintura corporal na parte da manhã - serviço pago)
10h30 - Plenária dos povos tradicionais em defesa de seus territórios e maretórios com representantes dos povos indígenas, quilombolas e caiçaras do Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro
17h - Apresentação de canto e dança - Metoro (festa)
17h30 - Apresentação cacique Raoni e lideranças Kayapó sobre a história do povo
18h às 20h - Projeção da arte Kayapó na fachada do prédio
19h - Apresentação musical - rapper Matsi.
A mostra fica em cartaz até 26 de novembro.
Exposição de arte Kayapó no MAC
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura