Governo do Estado promove potencial turístico fluminense

Secretário Gustavo Tutuca e o governador Cláudio Castro na feira em Gramado - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participaram, na noite de quinta-feira (9), da cerimônia de abertura da Feira Internacional de Turismo de Gramado. No fim da solenidade, o governador lembrou do retorno do Rio de Janeiro ao topo do ranking de principal destino turístico no Carnaval deste ano, segundo as plataformas de buscas por viagens, e dos esforços do governo nesta direção.

"Depois de anos, o Rio volta a ser o Estado mais procurado pelo turista. Isso é algo que gera desenvolvimento, melhorias econômicas e justiça social. Quando se olha como o turismo impacta toda a cadeia econômica, vemos o quanto ele é importante. Por conta disso, voltamos a frequentar todas as feiras nacionais e internacionais, como a de Gramado. O turismo é muito mais que apenas ir a um local. É, sobretudo, uma experiência. E o Rio, que já tem uma vocação natural das praias e da beleza natural, entrega ainda diversas outras experiências. Hoje, o visitante do Estado pode desfrutar do turismo verde, do voltado à tecnologia, do turismo esportivo... todos importantíssimos para esta retomada", enfatizou Castro.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e diversas autoridades, além de representantes do trade turístico do Brasil e do Rio de Janeiro. Considerada uma das maiores feiras de negócios de turismo da América Latina, com previsão de movimentar R$ 400 milhões nesta edição, a Festuris acontece até este sábado (11), em três megapavilhões no Centro de Feiras do Serra Park.

Por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e da TurisRio, o Governo do Estado participará da exposição com um estande instagramável de 66 metros quadrados. O espaço promove os destinos fluminenses por meio de experiência imersiva que utiliza imagens e fotos com alguns atrativos dos destinos fluminenses mais procurados, como praias, montanhas, natureza, o ecoturismo, os grandes eventos, entre outros. O local também serve para promoção de negócios e interlocução de agentes e operadores de turismo.

Nesta edição histórica, a Festuris tem como mote: "Capital Humano: chave da transformação" e são esperados 15 mil participantes no evento. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Uma das grandes novidades, que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, a Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes e o Meeting parte do conteúdo do evento com palestras e capacitações.