Tanguá celebra 28 anos com Festival Literário Energia para Ler

Durante todo o festival a programação é gratuita e aberta a todas as idades - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Tanguá comemora seu 28º aniversário amanhã (15), e o Festival Literário Energia para Ler, que começa na próxima quinta-feira (16), faz parte das celebrações. A praça Robson Siqueira Nunes será invadida pelo mundo da cultura e do entretenimento até o dia 18, com teatro, dança, performances culturais, saraus e um café literário, com a participação de artistas locais e nacionais, incluindo figuras renomadas como o carnavalesco Milton Cunha e o ator Ricky Tavares. O evento também conta com atividades voltadas para a Semana da Consciência Negra.

A programação é gratuita e aberta a todas as idades, oferecendo 12 horas de atividades nos dois primeiros dias, das 8h às 20h. O último dia do evento contará com o Simpósio de Educação e Cultura, reunindo profissionais da educação municipal e fazedores de cultura. As atividades ficam por conta do historiador e carnavalesco Milton Cunha, e os produtores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. O simpósio visa transformar a educação local com práticas pedagógicas que incentivem o gosto pela leitura desde cedo.

Além disso, o evento contará com apresentações de 12 unidades escolares do município, onde os alunos mostrarão os pontos positivos de suas escolas, incluindo uma apresentação do clássico "Minha Mãe é uma Peça", sucesso do eterno humorista Paulo Gustavo.

A Enel Distribuição Rio participa do Energia para Ler, promovendo atividades e palestras sobre consumo consciente de energia elétrica, além de realizar a troca de lâmpadas em Tanguá. As iniciativas do Enel Compartilha Consumo Consciente visam orientar sobre o uso adequado da energia em casa, evitando gastos desnecessários.

A Van Experience, um veículo adaptado para interatividade com o público, oferece diversas atividades, como jogos, vídeos interativos em telas touch, quadro de realidade aumentada e até um dispositivo de geração de energia solar, localizado no teto, que pode ser monitorado pelos visitantes. Ferramentas de inclusão e acessibilidade, como uma rampa de acesso, legendas para os vídeos e fones antirruído, também estarão disponíveis.