Com a aproximação da Black Friday, que vai acontecer no próximo dia 24, o Procon Estadual está monitorando os produtos mais procurados durante a data. O objetivo é observar a variação dos preços, além de identificar uma possível "maquiagem de preços" nas promoções. Nesta situação, há aumento do valor de determinado produto antes do dia programado para a promoção e, no momento evento, há diminuição deste valor. Com isso, é dado ao consumidor a falsa impressão de que aquele produto realmente está com desconto aplicado.
O levantamento do Procon-RJ foi iniciado seguirá até o dia da promoção. Os agentes pesquisam os valores nos sites de forma on-line. No dia da promoção, a fiscalização ocorrerá também nas lojas físicas.
"A Black Friday exige atenção especial do consumidor. O monitoramento dos preços vai garantir a compra segura pelos clientes. A ideia é ajudar os consumidores a identificarem quais promoções são, de fato, vantajosas na Black Friday e evitarem fraudes", explica o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Além do monitoramento, a autarquia destacou algumas dicas importantes para o consumidor fazer uma boa compra. O consumidor deve ter em mente os produtos que deseja adquirir na Black Friday e acompanhar seu preço antes do evento, para que confirme se a promoção indicada é real ou, até mesmo, utilizar ferramentas disponíveis em sites de comparação.
Também deve-se evitar a compra por impulso, sendo recomendado avaliar se o valor do produto (mesmo parcelado) se adapta ao seu orçamento mensal.
Procon estadual de olho na Black Friday
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura